Sinal do Vale, em Duque de Caxias, faz encontro com a natureza | Diário do Porto

Meio Ambiente

Sinal do Vale, em Duque de Caxias, faz encontro com a natureza

A ONG Sinal do Vale é um centro de atividades ligadas à sustentabilidade. Recebe empresas e visitas individuais, com hospedagem em meio à Mata Atlântica

2 de junho de 2021


ONG Sinal do Vale, localizada no bairro Santo Antônio, em Duque de Caxias (Foto: Sinal do Vale)


Compartilhe essa notícia:


A 50 quilômetros do Rio de Janeiro, no bairro Santo Antônio, em Duque de Caxias, a ONG Sinal do Vale guarda um exuberante tesouro da natureza: áreas protegidas da Mata Atlântica. É nesse cenário que o instituto capacita empresas e voluntários para a regeneração de ecossistemas e comunidades.

Em seus 8 anos de atuação, o instituto tornou-se conhecido como um centro de aprendizagem em sustentabilidade, com a intenção de formar agentes de transformação local e global.

Sinal do Vale
Espaço propõe soluções sustentáveis a partir de imersão na natureza (Foto: Divulgação)

De acordo com a Sinal do Vale, mais de 4.000 pessoas já participaram dos projetos da instituição. É possível participar de cursos, oficinas, passeios e até mesmo se hospedar. Durante a experiência, são tratados temas que vão do empreendedorismo social à preservação de áreas verdes. As aulas podem ser ministradas em inglês, espanhol ou português.

Empresas com interesse no tema, como a BMW e outras multinacionais, já realizaram eventos no local, com atividades de educação ambiental nas companhias.


LEIA TAMBÉM:

Um museu para o Almirante Negro em São João de Meriti

Fiocruz quer vacinar população de Paquetá para estudo

Reviver Centro é aprovado em 1ª votação na Câmara


Sinal do Vale: retiro em meio à biodiversidade

A ONG é certificada como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. É também membro da Câmara de Biodiversidade do Refúgio de Vida Selvagem do Estado da Serra da Estrela, e é certificado como Retiro Global da Ecosfera pela Iniciativa The Long Run Destination – título dado a instituições que tenham comprometimento com a sustentabilidade.

É possível participar de atividades no local, com os preços para se hospedar variando de R$ 300 a R$ 700 a diária, incluindo todas as refeições. Os valores podem sofrer alterações, de acordo com as acomodações e o período do ano.