Sesc RJ na Estrada visita o Museu do Ingá, em Niterói | Diário do Porto


Turismo

Sesc RJ na Estrada visita o Museu do Ingá, em Niterói

Com roteiro do DIÁRIO DO PORTO, novo episódio do Sesc RJ na Estrada foi até o Museu do Ingá, que preserva a história política e artística do Estado do Rio

9 de novembro de 2021

O Museu do Ingá está instalado no prédio do Palácio Nilo Peçanha, que foi sede do governo do Estado do Rio de Janeiro de 1904 a 1975 (foto: internet)

Compartilhe essa notícia:


O Sesc RJ Na Estrada atravessou a ponte e esteve no Museu do Ingá, em Niterói. Guardião da memória que entrelaça o antigo estado do Rio de Janeiro ao município, o espaço cultural é um centro de estudo, preservação e divulgação da história política e artística fluminense. Assista ao episódio, clicando aqui.

A série, que tem roteiro da Avenida Comunicação / DIÁRIO DO PORTO é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos cada. episódio.

Museu do Ingá
O acervo do Museu do Ingá conta com mais de quatro mil itens (foto: internet)

O museu fica localizado no Palácio Nilo Peçanha, um imóvel com mais de 160 anos de história. O amplo espaço do local abriga dez salas de exposições, duas reservas técnicas, um laboratório de restauração e conservação, uma oficina de gravura, além de uma biblioteca especializada em História do Brasil (principalmente colônia e império) e também do Rio de Janeiro, com mais de 4 mil títulos.

O acervo reúne diferentes e significativas coleções, como a do próprio Palácio do Ingá, com mobiliário, documentos e fotografias; a Coleção de Arte Popular, oriunda do antigo Museu de Artes e Tradições Populares; e a Coleção Banerj, uma das mais importantes do Brasil, com obras do período modernista assinadas por artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Volpi e Portinari. O acervo conta com 875 peças e está avaliado em mais de R$ 30 milhões.  A entrada é gratuita, de terça a domingo, das 12h às 17h.


LEIA TAMBÉM:

Sátira de Dante em exposição no Palácio Tiradentes

BNDES apoia restauração do Museu Histórico Nacional

Cury anuncia novo empreendimento no Porto Maravilha


Sesc RJ na Estrada

Sesc RJ na Estrada revela atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas cidades.

O programa já destacou belezas paisagísticas e culturais em Duque de Caxias (Xerém), São João de MeritiTeresópolisNova IguaçuPetrópolis (Secretário), Itaboraí, ItatiaiaNova FriburgoVassourasParaíba do SulArraial do CaboVisconde de Mauá, Paraty, Cabo Frio, Rio Claro, Rio das Ostras, MaricáSilva Jardim, Campos dos Goytacazes e Guapimirim.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do DIÁRIO DO PORTO.


/