Sesc RJ Na Estrada visita Itatiaia e mostra o cultivo de cogumelos | Diário do Porto

Turismo

Sesc RJ Na Estrada visita Itatiaia e mostra o cultivo de cogumelos

O sétimo episódio do Sesc RJ Na Estrada destaca belezas de Itatiaia. A série, na Band TV, tem patrocínio da Fecomércio e roteiro do DIÁRIO DO PORTO

6 de julho de 2021


A produção de cogumelos é feita em estufas, o que garante a comercialização o ano inteiro (Foto: Sesc RJ na Estrada)


Compartilhe essa notícia:


O novo episódio da série Sesc RJ Na Estrada levou o telespectador para Itatiaia, no Sul do Estado, e apresentou o cultivo de cogumelos comestíveis, com direito a belas paisagens e sugestão de pratos de dar água na boca. O município fica na divisa com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, e tem entre suas atrações o Parque Nacional de Itatiaia, com o Pico das AgulhasNegras, onde, no inverno, pode até nevar. Assista a reportagem completa, clicando aqui.

A série, que tem roteiro da Avenida Comunicação / Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos.

Produção de cogumelos

É um fungo, mas também é uma iguaria utilizada em pratos variados, como estrogonofe, pizzas e risotos. Os cogumelos fazem sucesso na gastronomia de Itatiaia e são a fonte de renda de uma série de famílias que se dedicam à fungicultura, arte de cultivá-los, do preparo do substrato até a colheita, que demora entre 1 e 3 meses.

Estufa com cogumelos
O cogumelo precisa de temperaturas amenas e muita umidade para se desenvolver

Para os amantes de cogumelos, conhecer esse processo in loco e adquirir o produto em estado puro, sem industrialização, é um prazer. Daí, o sucesso do Cogumelos Bubi, novo nome da Fungicultura Sítio Paraná, no município de Itatiaia.

Os horários de visitação são apenas às 14h e às 16h, sempre agendados pelo Whatsapp. A degustação está suspensa, mas a taxa de R$ 20 dá direito a duas bandejas.


LEIA TAMBÉM:

SuperaRJ já aprovou 1.233 créditos, sem juros, a empreendedores

Belgas farão fábrica de locomotivas, em Macaé, a partir de janeiro

Cury vende todos apartamentos da 1ª torre no Porto


Quem visita a cidade, também pode conferir o Cogumelo Bristô, com receitas que dão protagonismo ao alimento. “É um alimento completo porque é rico em proteína – mais do que a carne vermelha – e em fibras”, comenta Ana Lúcia, proprietária do restaurante.

Cogumelos
Champignon, shimeji, shiitake são o destaque dos restaurantes locais

Sesc RJ na Estrada

O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas. A série destaca belezas paisagísticas, culturais, arquitetônicas ou históricas em municípios das diferentes regiões do Rio.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do DIÁRIO DO PORTO.