O novo episódio da série Sesc RJ Na Estrada levou o telespectador para Itatiaia, no Sul do Estado, e apresentou o cultivo de cogumelos comestíveis, com direito a belas paisagens e sugestão de pratos de dar água na boca. O município fica na divisa com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, e tem entre suas atrações o Parque Nacional de Itatiaia, com o Pico das Agulhas Negras, onde, no inverno, pode até nevar. Assista a reportagem completa, clicando aqui.
A série, que tem roteiro da Avenida Comunicação / Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos.
Produção de cogumelos
É um fungo, mas também é uma iguaria utilizada em pratos variados, como estrogonofe, pizzas e risotos. Os cogumelos fazem sucesso na gastronomia de Itatiaia e são a fonte de renda de uma série de famílias que se dedicam à fungicultura, arte de cultivá-los, do preparo do substrato até a colheita, que demora entre 1 e 3 meses.

Para os amantes de cogumelos, conhecer esse processo in loco e adquirir o produto em estado puro, sem industrialização, é um prazer. Daí, o sucesso do Cogumelos Bubi, novo nome da Fungicultura Sítio Paraná, no município de Itatiaia.
Os horários de visitação são apenas às 14h e às 16h, sempre agendados pelo Whatsapp. A degustação está suspensa, mas a taxa de R$ 20 dá direito a duas bandejas.
LEIA TAMBÉM:
SuperaRJ já aprovou 1.233 créditos, sem juros, a empreendedores
Belgas farão fábrica de locomotivas, em Macaé, a partir de janeiro
Cury vende todos apartamentos da 1ª torre no Porto
Quem visita a cidade, também pode conferir o Cogumelo Bristô, com receitas que dão protagonismo ao alimento. “É um alimento completo porque é rico em proteína – mais do que a carne vermelha – e em fibras”, comenta Ana Lúcia, proprietária do restaurante.

Sesc RJ na Estrada
O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas. A série destaca belezas paisagísticas, culturais, arquitetônicas ou históricas em municípios das diferentes regiões do Rio.
A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do DIÁRIO DO PORTO.