Sesc RJ na Estrada visita a histórica Miracema | Diário do Porto


Turismo

Sesc RJ na Estrada visita a histórica Miracema

Novo episódio do Sesc RJ na Estrada mostra o município de Miracema, que preserva em sua paisagem cultural marcos significativos de sua história. Série na Band TV tem roteiro do DIÁRIO DO PORTO

16 de novembro de 2021

Miracema tem importância histórica para o Noroeste Fluminense ( foto: Band TV)

Compartilhe essa notícia:


O Sesc RJ na Estrada viajou para o noroeste do Estado para conhecer o Centro Histórico de Miracema, local tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A cidade é um museu a céu aberto, com construções centenárias que ainda carregam traços do ciclo do café, praças conservadas e arborizações singulares da época da sua fundação. Assista ao episódio, clicando aqui.

A série, que tem roteiro da Avenida Comunicação / DIÁRIO DO PORTO, é exibida semanalmente aos sábados na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 4 minutos cada episódio.

Município tem 160 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico (foto: internet)

Miracema: importância arquitetônica, histórica e cultural

O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade é uma importante referência para a ocupação do noroeste fluminense. Localizado a 271 km do Rio de Janeiro, o município tem mais de 160 imóveis tombados, que se destacam por ainda manterem gravados em sua paisagem cultural marcos significativos de sua história.

A cidade teve início onde hoje se encontra instalada a praça Dona Ermelinda quando, por volta de1846, foi edificada uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. O traçado urbano de Miracema conserva a antiga morfologia do século XIX, com o mesmo conjunto de ruas, avenidas e praças, além de um calçamento em paralelepípedos das décadas de 1930 e 1950.

Além de ruas, avenidas e praças, o patrimônio preservado inclui o prédio do Hospital de Miracema, as chaminés da fábrica de ladrilhos Cerâmica Miracema e da Usina Santa Rosa, as capelas de Areia, de Nossa Senhora do Paraíso, em Paraíso do Tobias, e de Venda das Flores, em Venda das Flores.


LEIA TAMBÉM:

Nissan doa 1 kg de alimento para cada doação de sangue

Mostra “A Afirmação Modernista” estreia no Paço Imperial

Cia. Docas do Rio participa da missão brasileira em Dubai


Sesc RJ na Estrada

O Sesc RJ na Estrada revela atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas cidades.

O programa já destacou belezas paisagísticas e culturais em Duque de Caxias (Xerém), São João de Meriti, Teresópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis (Secretário), Itaboraí, Itatiaia, Nova Friburgo, Vassouras, Paraíba do Sul, Arraial do Cabo, Visconde de Mauá, Paraty, Cabo Frio, Rio Claro, Rio das Ostras,Maricá, Silva Jardim, Campos dos Goytacazes, Guapimirim e Niterói.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma gravada em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtubedo DIÁRIO DO PORTO.