O Sesc RJ na Estrada viajou para o noroeste do Estado para conhecer o Centro Histórico de Miracema, local tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A cidade é um museu a céu aberto, com construções centenárias que ainda carregam traços do ciclo do café, praças conservadas e arborizações singulares da época da sua fundação. Assista ao episódio, clicando aqui.
A série, que tem roteiro da Avenida Comunicação / DIÁRIO DO PORTO, é exibida semanalmente aos sábados na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 4 minutos cada episódio.

Miracema: importância arquitetônica, histórica e cultural
O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade é uma importante referência para a ocupação do noroeste fluminense. Localizado a 271 km do Rio de Janeiro, o município tem mais de 160 imóveis tombados, que se destacam por ainda manterem gravados em sua paisagem cultural marcos significativos de sua história.
A cidade teve início onde hoje se encontra instalada a praça Dona Ermelinda quando, por volta de1846, foi edificada uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. O traçado urbano de Miracema conserva a antiga morfologia do século XIX, com o mesmo conjunto de ruas, avenidas e praças, além de um calçamento em paralelepípedos das décadas de 1930 e 1950.
Além de ruas, avenidas e praças, o patrimônio preservado inclui o prédio do Hospital de Miracema, as chaminés da fábrica de ladrilhos Cerâmica Miracema e da Usina Santa Rosa, as capelas de Areia, de Nossa Senhora do Paraíso, em Paraíso do Tobias, e de Venda das Flores, em Venda das Flores.
LEIA TAMBÉM:
Nissan doa 1 kg de alimento para cada doação de sangue
Mostra “A Afirmação Modernista” estreia no Paço Imperial
Cia. Docas do Rio participa da missão brasileira em Dubai
Sesc RJ na Estrada
O Sesc RJ na Estrada revela atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas cidades.
O programa já destacou belezas paisagísticas e culturais em Duque de Caxias (Xerém), São João de Meriti, Teresópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis (Secretário), Itaboraí, Itatiaia, Nova Friburgo, Vassouras, Paraíba do Sul, Arraial do Cabo, Visconde de Mauá, Paraty, Cabo Frio, Rio Claro, Rio das Ostras, Maricá, Silva Jardim, Campos dos Goytacazes, Guapimirim e Niterói.
A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma gravada em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do DIÁRIO DO PORTO.