Sesc RJ na Estrada visita a Casa Darcy Ribeiro, em Maricá | Diário do Porto


Turismo

Sesc RJ na Estrada visita a Casa Darcy Ribeiro, em Maricá

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o imóvel foi transformado no centro cultural, para manter viva a memória e obra do antropólogo. Série exibida na Band TV tem roteiro do DIÁRIO DO PORTO.

27 de setembro de 2021

A casa fica em frente à Praia de Cordeirinho e reúne obras do antropólogo (fotos: internet)

Compartilhe essa notícia:


O Sesc RJ na Estrada esteve em Maricá, no litoral fluminense, e visitou a Casa Darcy Ribeiro, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o antropólogo e ex-senador e vice-governador do Rio no primeiro governo de Leonel Brizola, morto em 1997. Assista ao episódio, clicando aqui.

A série, com roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são produzidos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos de duração cada.

Darcy Ribeiro revolucionou a educação no Brasil

Darcy Ribeiro está entre os mais notórios intelectuais brasileiros. No início de sua carreira, enquanto antropólogo, dedicou-se a estudar a cultura indígena. Ele é  autor de diversos livros, entre ensaios, romances e etnografias, e também foi responsável pela criação da Universidade de Brasília.

Darcy Ribeiro
O antropólogo Darcy Ribeiro foi ministro de João Goulart e vice-governador de Leonel Brizola

A carreira política iniciou-se na década de 1960, quando ele participou do curto governo do presidente João Goulart, estando à frente dos ministérios da Casa Civil e, posteriormente, da Educação. Com o golpe militar em 1964, Darcy  teve seus direitos políticos cassados e foi obrigado a se exilar. Ele retornou ao Brasil apenas em 1976.

Com o fim da ditadura, o sociólogo retomou a carreira política e se tornou vice-governador do Rio de Janeiro no mandato de Leonel Brizola (1983-1987) e senador anos depois. Pela sua atuação em defesa da educação, Darcy Ribeiro é considerado hoje uma referência em políticas públicas no Brasil.

Maricá foi refúgio para antropólogo Darcy Ribeiro

A Casa está localizada na praia de Cordeirinho, onde o ex-senador, escritor e antropólogo Darcy Ribeiro morou, e se tornou seu refugio favorito.  Com 11 cômodos, a residência é toda em formato côncavo e as paredes em curvas, o que remete a uma oca, numa clara reverência ao povo indígena que tanto admirava.

Logo na entrada principal, há uma estátua de bronze de Darcy e uma frase do arquiteto Oscar Niemeyer. “E recordo com saudades do período em que realizei para ele uma casa de praia em Maricá, e nós, de calção de banho a passearmos pela areia junto ao mar. E Darcy a contar suas aventuras, seus amores, sua vida tão cheio de entusiasmos e alegria. Faz falta este velho amigo”.

Casa Darcy Ribeiro

Em fevereiro de 2009, a Fundação Darcy Ribeiro passou o espaço para a administração municipal por meio de  comodato. Reformada e restaurada, a Casa recebe visitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com agendamento prévio pelo telefone (21) 26372053. A entrada é gratuita.


LEIA TAMBÉM:

Mais uma do Vidal: o Pequeno Museu Carioca

Conheça Eduardo e Monica, as novas lontras do BioParque

Latam vai retomar voos do Galeão para Santiago

 


Sesc RJ na Estrada

Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas cidades.

O programa já destacou belezas paisagísticas e culturais em Duque de Caxias (Xerém), São João de MeritiTeresópolisNova IguaçuPetrópolis (Secretário), Itaboraí, ItatiaiaNova FriburgoVassourasParaíba do SulArraial do CaboVisconde de Mauá, Paraty, Cabo Frio, Rio Claro, Rio das Ostras e Itaperuna.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do Diário do Porto.


/