O Sesc RJ na Estrada esteve em Maricá, no litoral fluminense, e visitou a Casa Darcy Ribeiro, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o antropólogo e ex-senador e vice-governador do Rio no primeiro governo de Leonel Brizola, morto em 1997. Assista ao episódio, clicando aqui.
A série, com roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são produzidos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos de duração cada.
Darcy Ribeiro revolucionou a educação no Brasil
Darcy Ribeiro está entre os mais notórios intelectuais brasileiros. No início de sua carreira, enquanto antropólogo, dedicou-se a estudar a cultura indígena. Ele é autor de diversos livros, entre ensaios, romances e etnografias, e também foi responsável pela criação da Universidade de Brasília.

A carreira política iniciou-se na década de 1960, quando ele participou do curto governo do presidente João Goulart, estando à frente dos ministérios da Casa Civil e, posteriormente, da Educação. Com o golpe militar em 1964, Darcy teve seus direitos políticos cassados e foi obrigado a se exilar. Ele retornou ao Brasil apenas em 1976.
Com o fim da ditadura, o sociólogo retomou a carreira política e se tornou vice-governador do Rio de Janeiro no mandato de Leonel Brizola (1983-1987) e senador anos depois. Pela sua atuação em defesa da educação, Darcy Ribeiro é considerado hoje uma referência em políticas públicas no Brasil.
Maricá foi refúgio para antropólogo Darcy Ribeiro
A Casa está localizada na praia de Cordeirinho, onde o ex-senador, escritor e antropólogo Darcy Ribeiro morou, e se tornou seu refugio favorito. Com 11 cômodos, a residência é toda em formato côncavo e as paredes em curvas, o que remete a uma oca, numa clara reverência ao povo indígena que tanto admirava.
Logo na entrada principal, há uma estátua de bronze de Darcy e uma frase do arquiteto Oscar Niemeyer. “E recordo com saudades do período em que realizei para ele uma casa de praia em Maricá, e nós, de calção de banho a passearmos pela areia junto ao mar. E Darcy a contar suas aventuras, seus amores, sua vida tão cheio de entusiasmos e alegria. Faz falta este velho amigo”.
Em fevereiro de 2009, a Fundação Darcy Ribeiro passou o espaço para a administração municipal por meio de comodato. Reformada e restaurada, a Casa recebe visitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com agendamento prévio pelo telefone (21) 2637–2053. A entrada é gratuita.
LEIA TAMBÉM:
Mais uma do Vidal: o Pequeno Museu Carioca
Conheça Eduardo e Monica, as novas lontras do BioParque
Latam vai retomar voos do Galeão para Santiago
Sesc RJ na Estrada
O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas cidades.
O programa já destacou belezas paisagísticas e culturais em Duque de Caxias (Xerém), São João de Meriti, Teresópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis (Secretário), Itaboraí, Itatiaia, Nova Friburgo, Vassouras, Paraíba do Sul, Arraial do Cabo, Visconde de Mauá, Paraty, Cabo Frio, Rio Claro, Rio das Ostras e Itaperuna.
A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do Diário do Porto.