Sesc RJ na Estrada mostra belezas do berço de Nova Iguaçu | Diário do Porto


Turismo

Sesc RJ na Estrada mostra belezas do berço de Nova Iguaçu

A Vila Iguassu, onde nasceu Nova Iguaçu, é o destaque desta semana do Sesc RJ Na Estrada, série na Band TV, com roteiro do Diário do Porto

15 de junho de 2021

Ruínas da antiga Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada em Vila Iguassu, origem de Nova Iguaçu (Foto: Yuri Borba)

Compartilhe essa notícia:


No quarto episódio da série de reportagens Sesc RJ Na Estrada, o destaque são as ruínas da Vila Iguassu, também conhecida como Iguaçu Velho, berço de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A série, que tem roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na TV Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos. Veja o episódio clicandoaqui.

O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas. A série destaca belezas paisagísticas, culturais, arquitetônicas ou históricas em municípios das diferentes regiões do Rio.

Nova Iguaçu: rota para o Império

Uma das treze cidades que compõem a Baixada Fluminense, Nova Iguaçu foi habitada por indígenas que utilizavam os rios para locomoção e, posteriormente, usada pelos portugueses para a produção de cana de açúcar, feijão e mandioca. A ocupação da cidade, a partir do século XIX, foi pautada na interiorização do Império no território brasileiro e as condições favoráveis para o comércio.

Torre Cineira
A Torre Sineira da antiga Igreja Matriz (Foto: Danilo Sérgio)

O início desse processo se deu com a Estrada Real do Comércio, trecho construído a pedido de Dom João VI, e ligava Vila Iguassu a Ubá, no alto da Serra, já em Minas. A rota foi utilizada para escoar a produção de café, cana de açúcar, feijão e mandioca vinda do Vale do Paraíba Fluminense, e colocada nas embarcações para seguir pelo Rio Iguassu, até o porto do Rio de Janeiro.

A Vila Iguassu é tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). Atualmente, o sítio histórico e arqueológico da antiga vila está se tornando um polo de turismo e pesquisa.

 


LEIA TAMBÉM:

Nissan faz pesquisa para carro elétrico à base de etanol

Governo e Alerj querem maior fiscalização de petrolíferas

Distrito Empresarial do Porto será constituído no dia 6/7

 


Sesc RJ na Estrada

Nos episódios anteriores, disponíveis no canal do Youtube do Diário do Porto, o Sesc RJ na Estrada foi até a maior área de conservação ambiental de Teresópolis, na Região Serrana. O programa também mostrou o passeio de balão em Duque de Caxias, e o local em São João de Meriti em que será criado o Museu Marinheiro João Cândido, homenagem ao herói que lutou pelo fim dos castigos físicos na Marinha brasileira, na Revolta da Chibata, em 1910.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente.