No quarto episódio da série de reportagens Sesc RJ Na Estrada, o destaque são as ruínas da Vila Iguassu, também conhecida como Iguaçu Velho, berço de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A série, que tem roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na TV Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos. Veja o episódio clicandoaqui.
O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas. A série destaca belezas paisagísticas, culturais, arquitetônicas ou históricas em municípios das diferentes regiões do Rio.
Nova Iguaçu: rota para o Império
Uma das treze cidades que compõem a Baixada Fluminense, Nova Iguaçu foi habitada por indígenas que utilizavam os rios para locomoção e, posteriormente, usada pelos portugueses para a produção de cana de açúcar, feijão e mandioca. A ocupação da cidade, a partir do século XIX, foi pautada na interiorização do Império no território brasileiro e as condições favoráveis para o comércio.

O início desse processo se deu com a Estrada Real do Comércio, trecho construído a pedido de Dom João VI, e ligava Vila Iguassu a Ubá, no alto da Serra, já em Minas. A rota foi utilizada para escoar a produção de café, cana de açúcar, feijão e mandioca vinda do Vale do Paraíba Fluminense, e colocada nas embarcações para seguir pelo Rio Iguassu, até o porto do Rio de Janeiro.
A Vila Iguassu é tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). Atualmente, o sítio histórico e arqueológico da antiga vila está se tornando um polo de turismo e pesquisa.
LEIA TAMBÉM:
Nissan faz pesquisa para carro elétrico à base de etanol
Governo e Alerj querem maior fiscalização de petrolíferas
Distrito Empresarial do Porto será constituído no dia 6/7
Sesc RJ na Estrada
Nos episódios anteriores, disponíveis no canal do Youtube do Diário do Porto, o Sesc RJ na Estrada foi até a maior área de conservação ambiental de Teresópolis, na Região Serrana. O programa também mostrou o passeio de balão em Duque de Caxias, e o local em São João de Meriti em que será criado o Museu Marinheiro João Cândido, homenagem ao herói que lutou pelo fim dos castigos físicos na Marinha brasileira, na Revolta da Chibata, em 1910.
A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente.