Sesc RJ na Estrada exibe o charme da vila de Secretário, em Petrópolis | Diário do Porto

Turismo

Sesc RJ na Estrada exibe o charme da vila de Secretário, em Petrópolis

Secretário, em Petrópolis, é a quinta parada do Sesc RJ Na Estrada, série na Band TV. Confira por que o lugar atrai cada vez mais pessoas de bom gosto

21 de junho de 2021


Sítio Humaytá produz geleias e conservas há 30 anos em Secretário (Foto: Divulgação)


Compartilhe essa notícia:


O quinto episódio da série de reportagens Sesc RJ Na Estrada foi até Secretário, em Petrópolis. Belezas naturais e gastronômicas atraem petropolitanos e turistas, que também encontram lojinhas charmosas e gastronomia cada vez mais qualificada. Assista ao episódio clicando aqui.

A série, com roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na TV Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos.

Secretário, um roteiro imperdível

No século XVIII, as terras de Secretário pertenciam ao secretário da Câmara da Capitania do Rio de Janeiro, que tinha a incumbência de manter conservado o Caminho Novo, como era chamada a rota usada para escoar a produção de ouro e diamantes de Minas Gerais para os portos do Rio de Janeiro.

Nas margens desse caminho foram surgindo grandes fazendas, uma pequena vila. Nas últimas décadas, Secretário ganhou fama, virou ponto turístico e se tornou uma alternativa de moradia para os que querem fugir da agitação das cidades.

 

Sesc RJ na Estrada
Cachoeira da Rocinha fica a 10 minutinhos do centro de Secretário (Foto: Reprodução/ Internet)

Se você está em busca de um passeio de ecoturismo em Secretário, não pode deixar de conhecer a Cachoeira da Rocinha. A trilha que dá acesso a essa cachoeira é de fácil acesso e fica a 10 minutos do centro de compras do bairro. O percurso não apresenta muitas dificuldades, mas fique atento aos desníveis e pontos íngremes.

Pouco açúcar e muito afeto

Estabelecido há mais de 30 anos em Secretário, o Sítio Humaytá é hoje uma referência em qualidade e bom gosto na produção de geleias, compotas, doces, chutneys e conservas. Os produtos do sítio são fabricados com alto rigor de controle de qualidade, usando até 80% menos açúcar, sem adição de conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais. Não tem quem não se apaixone pelos produtos e pela receptividade.


LEIA TAMBÉM:

Companhia Docas bate recorde em exportação de ferro

Rio antecipa vacinas. Bar Luiz e Rio Scenarium estão de volta

Não é de carnaval que a Ilha precisa. RespeitaPaquetá


Sesc RJ na Estrada

O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas. A série destaca belezas paisagísticas, culturais, arquitetônicas ou históricas em municípios das diferentes regiões do Rio.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do DIÁRIO DO PORTO.