Sesc RJ na Estrada mostra fazenda de 200 anos, em Barra Mansa | Diário do Porto


Turismo

Sesc RJ na Estrada mostra fazenda de 200 anos, em Barra Mansa

A Fazenda Santana do Turvo, em Barra Mansa, é a 11ª parada do Sesc RJ Na Estrada, série na Band Tv, com roteiro do DIÁRIO DO PORTO

2 de agosto de 2021

A Fazenda Santana do Turvo é um marco da história do café no Rio (reprodução/internet)

Compartilhe essa notícia:


A Fazenda Santana do Turvo, em Barra Mansa, é o destino desta semana do Sesc RJ na Estrada. O casarão é um dos mais antigos do Vale do Café e preserva sua estrutura de 200 anos. Assista ao episódio clicando aqui.

A série, com roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida aos sábados na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos.

A história da fazenda começa com o pioneiro na cultura do café em Barra Mansa, Manoel Gomes de Carvalho, titulado 1º Barão do Amparo. Ele obteve da Coroa Portuguesa uma sesmaria de terras localizadas às margens do Ribeirão do Turvo.

Fazenda Santana do Turvo, duzentos anos de história do café e escravidão (foto: Band TV)

Nessas terras fundou duas importantes fazendas, Santana do Turvo e Criciúma, que em pouco tempo tornaram-se grandes produtoras de café. Santana teria sido construída por volta de 1809 e chegou a possuir cerca de 250 escravos e uma produção anual de 180 mil arrobas de café.

“O Vale do Café produzia 75% do café mundial. A produção aqui está ligada à história da escravidão”, conta João Luiz de Carvalho Nunes, atual proprietário da fazenda.

O casarão é um dos belos exemplos da arquitetura rural brasileira do século XIX, contando com doze quartos e três salões, entre outras dependências. Atualmente, a Santana do Turvo está aberta à visitação e foi convertida em hotel fazenda.


LEIA TAMBÉM

Onça-parda é fotografada em Nova Friburgo

Uso de hidrogênio verde é tema de evento na Firjan

Como conviver com a decepção após a derrota olímpica?

 


Sesc RJ na Estrada

O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. O programa já destacou belezas paisagísticas e culturais em Duque de Caxias (Xerém), São João de Meriti, Teresópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis (Secretário), Itaboraí, Itatiaia, Nova Friburgo, Vassouras e Paraíba do Sul.  Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do DIÁRIO DO PORTO.


/