"Sesc RJ na Estrada" viaja ao Quilombo do Campinho, em Paraty | Diário do Porto


Turismo

“Sesc RJ na Estrada” viaja ao Quilombo do Campinho, em Paraty

“Sesc RJ na Estrada” mostra o Quilombo do Campinho, primeira comunidade quilombola reconhecida no estado. Série exibida na Band TV tem roteiro do DIÁRIO DO PORTO

24 de agosto de 2021

Visita guiada à comunidade conta a história dos descendentes de escravos, sua luta, cultura, arte e gastronomia (fotos: Band Tv Rio)

Compartilhe essa notícia:


O Sesc RJ na Estrada traz um roteiro imperdível no município de Paraty, na região Sul-fluminense. Nesse episódio, o programa foi até a comunidade Quilombola Campinho da Independência, que preserva as tradições de seus ancestrais. Assista ao episódio clicando aqui.

A série, com roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos cada.

Surgida no final do século XIX com a decadência do regime escravocrata, a comunidade foi criada por três negras, ex-escravas, que receberam as terras por parte do senhor de escravos e dono da fazenda Independência. Ao longo desses anos, a comunidade se organizou socialmente e atualmente abriga 600 habitantes.

Titulada em março de 1999, ela é a primeira comunidade quilombola reconhecida no Estado do Rio de Janeiro. O Campinho pratica o turismo de base comunitária, a agroecologia, atividades culturais e luta pela educação que preserve sua história e legado.

sesc rj na estrada
Restaurante utiliza produtos da terra em pratos elaborados e feitos pela comunidade local

Roteiro Quilombola

As visitas no local são guiadas pelo griôs (anciões que contam as histórias dos ancestrais quilombolas), e incluem conhecer as casas das famílias, a agrofloresta e o artesanato. Além de participar da contação de histórias, o visitante pode conhecer o restaurante local, que prepara pratos típicos da época dos escravos.

Por conta da pandemia, o local aceita grupos de até cinco pessoas. As reservas podem ser feitas pelo telefone (21) 99857-9463 ou pelo e-mail turismoquilombocampinho@gmail.com.


LEIA TAMBÉM:

Fecomércio RJ une governos e empresários pelo Rio

Elétrico da Merck livra atmosfera de 2,5 ton de CO2

Firjan exige que Galeão não seja prejudicado

 


Sesc RJ na Estrada

O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. O programa já destacou belezas paisagísticas e culturais em Duque de Caxias (Xerém), São João de Meriti, Teresópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis (Secretário), Itaboraí, Itatiaia, Nova Friburgo, Vassouras, Paraíba do Sul, Arraial do Cabo e Visconde de Mauá. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtubedo DIÁRIO DO PORTO.