Sesc RJ Na Estrada vai ao Museu do Café, em Vassouras | Diário do Porto

Turismo

Sesc RJ Na Estrada vai ao Museu do Café, em Vassouras

O município de Vassouras, que já foi conhecido como a princesinha do café, é a nova parada do Sesc RJ na Estrada, série na Band TV, com roteiro do DIÁRIO DO PORTO

12 de julho de 2021


Vassouras preserva arquitetura da época que era conhecida como a princesinha do café (Fotos: Museu do Café)


Compartilhe essa notícia:


O programa Sesc RJ na Estrada foi até Vassouras, no Sul Fluminense, visitar o Museu do Café, na bela FazendaSão Luiz da Boa Sorte. O roteiro apresenta as belezas do município, rodeado de casarões com características originais do século 19 e sua história de crescimento marcada pelo ciclo cafeeiro, principal impulsionador da economia local. Assista ao episódio, clicando aqui.

A série, com roteiro daAvenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos.

Museu do Café - Vassouras
Cidade ostentava o título de maior produtora de café do mundo

O Museu do Café

Foi graças ao crescimento econômico gerado pelo plantio do café que a Vila de Vassouras foi elevada à categoria de cidade, no dia 29 de setembro de 1857. Do final do século XVIII ate fins do século XIX, o Vale foi o maior produtor de café do país, sendo responsável por 80% da riqueza nacional.

O museu local tem utensílios e maquinário que mostram como era a produção de café no cidade. O espaço também preserva a memória dos negros escravizados, responsáveis pela lavoura do café e construção de seu centro histórico formado por casarões e palacetes.

Todo riqueza local foi construída pelas mãos dos negros escravizados

Atualmente, o cenário urbano é marcado pelos jardins da Praça Barão do Campo Belo, um dos principais cartões postais de Vassouras, com a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, palmeiras imperiais e Chafariz Monumental. Outros imóveis completam a arquitetura das ruas de entorno: a Casa da Cultura, a Casa do Barão de Itambé, o Lar Barão do Amparo, entre outros.

Além do Museu do Café, Vassouras está investindo na recuperação dos seus casarões históricos, entre eles o Museu Vila de Vassouras, que vai ser inaugurado em 2022. O espaço pretende reunir pesquisas históricas e manter a memória e a identidade do Vale do Café, além de ser palco de eventos culturais.

 


LEIA TAMBÉM:

Autoridade Marítima criará empregos com “economia do mar”

Grafite no Porto Maravilha homenageia líderes antirracistas

Otimismo com próximos meses anima comércio do Rio


Sesc RJ na Estrada

O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas. A série destaca belezas paisagísticas, culturais, arquitetônicas ou históricas em municípios das diferentes regiões do Rio.

A primeira temporada terá 26 reportagens, cada uma em um município diferente. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do DIÁRIO DO PORTO.