Sesc RJ destaca Porto Real, a primeira colônia italiana do país | Diário do Porto


Turismo

Sesc RJ destaca Porto Real, a primeira colônia italiana do país

Com roteiro da Avenida Comunicação/DIÁRIO DO PORTO, o Sesc RJ na Estrada vai a Porto Real explorar a relação da cidade com a Itália

10 de junho de 2022

A Casa do Imigrante, em Porto Real, conta a história de famílias de colonos na formação da cidade (Foto: Band / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Na segunda temporada do Sesc RJ na Estrada, o quarto episódio mostra a cidade de Porto Real, a primeira colônia italiana do Brasil. O município de 22 mil habitantes, no Sul Fluminense, tem forte ligação com a Itália, que se materializa com a Casa do Imigrante, onde é possível conhecer melhor a história dos colonos italianos, por meio de objetos pessoais da época, pinturas e fotografias. Assista ao episódio 4 da segunda temporada clicando aqui!

A série, com roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são feitos em linguagem dinâmica, com cerca de 4 minutos.

Outro local muito importante para a cultura da cidade é o prédio da Açucareira Porto Real. Trata-se da primeira indústria construída pelos imigrantes italianos, onde eles produziam açúcar, álcool e cachaça.

Sesc RJ na Estrada- Porto Real
A Açucareira de Porto Real é o cartão postal mais conhecido da cidade (Foto: Divulgação/Band)

LEIA TAMBÉM:

Maricá distribui tablets para alunos da rede municipal

Firjan aponta crescimento industrial de 5,9% no Rio

Sesc RJ na Estrada visita a primeira estação férrea do Brasil


Sesc RJ na Estrada revela joias do Rio

O Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas próprias casas. A série destaca belezas paisagísticas, culturais, arquitetônicas ou históricas em municípios das diferentes regiões do Rio.

A série já está na segunda temporada e continua sua jornada visitando sempre um município diferente. Os episódios da primeira temporada estão disponíveis no canal do Youtube do Diário do Porto. Fique ligado para não perder os próximos episódios da 2ª temporada!


/