Semana da Arte e Cultura tem vasta programação no Rio | Diário do Porto


Programação

Semana da Arte e Cultura tem vasta programação no Rio

O dia nacional da cultura foi comemorado dia 5. O DIÁRIO DO PORTO preparou uma programação especial das atrações culturais na cidade na semana da Cultura

5 de novembro de 2019

Adélia Sampaio é homenageada na Mostra Sesc de Cinema (Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Dia Nacional da Cultura foi celebrado neste 5 de novembro. A data é homenagem a Rui Barbosa, nascido neste dia.  Para comemorar,  o DIÁRIO DO PORTO reuniu uma programação especial com algumas das atrações culturais da cidade, que se estendem por toda a semana. São peças de teatro, shows, exposições e muita diversão,  que todo carioca gosta. Confira:

Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade

Sucesso há quatro anos nos palcos do Brasil e estrelada pelo ator Deo Garcez, a peça ‘está em cartaz em dois espaços: Casa de Cultura Laura Alvim (às terças e quartas de novembro), em Ipanema, e na Arena carioca Fernando Torres, no Parque Madureira (todas as sextas de novembro). É uma biografia dramatizada de Luiz Gama, ex-escravo, jornalista, poeta, primeira voz negra da literatura brasileira, advogado abolicionista que libertou mais de quinhentas pessoas escravizadas.

Em 2015, após 133 anos de sua morte, Luiz Gama recebeu da OAB o diploma de advogado. Em 2018, foi nomeado por leis federais como o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil e inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. O espetáculo convida o público a repensar nossa historiografia oficial, trazendo uma importante reflexão sobre a necessidade de luta diária pela igualdade de direitos, pela liberdade e justiça para todos, além de refletir sobre nossos preconceitos contemporâneos.

 

Luiz Gama para todos os públicos
Déo Garcez protagoniza espetáculo (Divulgação)

Serviço

Casa de Cultura Laura Alvin

Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema

Telefone: (21) 2332-2016

Arena Carioca Fernando Torres

Endereço: R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira

Telefone: (21) 3495-3078


Trintões e Solteiros

Apaixonados por Martha Medeiros, Carlos e Luciana se cruzam em um lançamento de livro, e a afinidade imediatamente acontece. Da parte dele, o interesse afetivo, mas, devido à educação e sensibilidade do rapaz, ela acredita que ele seja gay. A comédia fala de amor, de equívocos, encontros e desencontros, padrões, da mulher moderna, do homem contemporâneo, das buscas afetivas, de sexualidade, de nossa atual sociedade.

Serviço

Local: Memorial Getúlio Vargas

Endereço: Praça Luiz de Camões, Gloria (Frente ao Hotel Glória)

Todas ás quintas ás 19h, até 19/12

Telefone (reservas): 2205-8191/98246-4006


Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita

A atriz Andréia Ribeiro interpreta a escritora Carolina Maria de Jesus. O espetáculo é uma adaptação das obras ‘Quarto de Despejo’ e ‘Diário de Bitita’ da escritora mineira, em cartaz no Teatro Glaucio Gil.

Trata-se de uma história verídica, surpreendente e inspiradora de uma mulher pobre, com apenas dois anos de estudo, que virou um dos ícones da literatura brasileira e mundial. Carolina foi catadora de papel, escreveu toda sua obra em papéis que encontrava no lixo e virou uma grande escritora publicada em 16 idiomas, em mais de 40 países.

Serviço

Local: Teatro Glaucio Gil

Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana

Telefone: (21) 2332-7904

Carolina do lixo para as letras
A peça é uma adaptação das obras “Quarto de Despejo” e “Diário de Bitita” (Divulgação)

Mostra Domingos

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta até 10 de novembro um painel com o que há de mais significativo na obra do cineasta carioca Domingos Oliveira, morto em março, aos 82 anos. São 14 longas-metragens, exibidos em formato digital, além de uma leitura dramatizada, debate e bate-papo.

A programação reúne marcos da carreira de Domingos Oliveira (1936-2019), como os filmes Todas as mulheres do mundo (1966), Separações (2002) e Amores (1998). O público também poderá conferir Aconteceu na quarta-feira (2018), inédito no circuito comercial. Um catálogo com fotos e texto inéditos será distribuído gratuitamente para quem comparecer a pelo menos três sessões.

Serviço

Local: Caixa Cultural do Rio de Janeiro

Endereço: Av. Alm. Barroso, 25 – Centro

Horário: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h

Valor do Ingresso: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)


Yoga no Museu do Amanhã

Com o intuito de propor aos participantes exercícios de respiração e relaxamento, o Programa de Amigos do Amanhã – NOZ apresenta a Yoga no Museu. Nesse mês, as aulas acontecerão nos dias 9 e 23, de 16h30 às 18h. A yoga é uma prática milenar que se consolidou nos últimos tempos também nas sociedades ocidentais como uma grande aliada do bem-estar, que traz benefícios para o corpo e para a mente.

 

Yoga no Museu
Participantes praticam Yoga no lounge do museu (Divulgação)

Serviço

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro.

Inscrições: https://museudoamanha.org.br/pt-br/yoga-no-museu-novembro-dois-mil-e-dezenove


Happy hours musicais no Vila Galé Rio

Durante o mês de novembro, as quintas-feiras serão animadas no Vila Galé Rio, localizado na Lapa. O Bar Vinicius de Moraes, instalado dentro do hotel, terá, das 19h às 21h30, um happy hour com apresentações de diferentes artistas da cena musical carioca, que embalarão a noite de clientes e hóspedes.

Serviço

Datas: 07, 14, 21 e 28 de novembro (quintas-feiras)

Horário: 19h30 às 21h

Endereço: Rua Riachuelo, 124 – Lapa – Centro – Rio de Janeiro/RJ


 Cinema em Paraty

A 3ª Mostra Sesc de Cinema recebe 42 filmes de todas as regiões do Brasil. Pela primeira vez, o evento é realizado em Paraty, de 2 a 9 de novembro.

Este ano, a cineasta Adélia Sampaio será a homenageada, por ser a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, Amor Maldito, de 1984. A programação terá a exibição dos filmes selecionados, sessões especiais com produções reconhecidas, como Bacurau, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, A Rainha Nzinga chegou, de Junia Torres, e Mata Negra, de Rodrigo Aragão, além de debates, oficinas e duas pré-estreias: Rua Guaicurus, de João Borges, e Nois por nois, de Aly Muritiba.

Serviço

Local: Sesc Santa Rita

Endereço: R. Dona Geralda, 320 – Centro Histórico, Paraty

A programação completa pode ser conferida no site da Mostra Sesc de Cinema


Cinema e música em Friburgo

Em Friburgo a comemoração fica por conta do Moviment Art, de 05 a 09 de novembro. O mês inteiro tem eventos e atividades culturais. A programação começa com o 2º Friburgo Rock Festival, na sexta-feira (8).  Entre os dias 13 e 16 tem o Festival Internacional de Cinema Socioambiental, com filmes, documentários relacionados ao funcionamento da terra, o papel do ser humano e a sociedade contemporânea.

Festival de Cinema Socioambiental
Festival aprofunda debate sobre educação para a sustentabilidade (Divulgação)

Serviço

Moviment Art

Local:  Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo

Endereço: Praça Pres. Getúlio Vargas, 71 – Olaria Nova Friburgo

Programação: http://novafriburgo.rj.gov.br/movimentart/

2º Friburgo Rock Festival

Local: Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura

Endereço: Rua Salusse, 616 – Centro

Festival Internacional de Cinema Socioambiental

Endereço: Estrada Mury – Macaé de Cima – s/n –  Friburgo

 


/