A economia do Rio deve ganhar impulso importante em plena pandemia. Conhecida como a Black Friday brasileira, a Semana Brasil promete injetar R$ 3,9 bilhões no setor e gerar certo alívio nos efeitos da crise. A segunda edição do evento ocorrerá, em todo o país, entre os dias 3 e 13 de setembro.
A previsão é de movimentação quase cinco vezes maior do que a do Dia dos Pais, que injetou R$ 819 milhões na economia do Rio. Em relação ao Dia das Mães, o movimento previsto foi de R$ 1 bilhão, quatro vezes menos.
Segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), que ouviu 522 consumidores, cerca de 6,7 milhões de pessoas pretendem adquirir algum produto ou serviço no período, o que corresponde a 52,5% da população adulta do Estado do Rio.
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Ainda de acordo com a pesquisa, a previsão é de um gasto médio de R$ 582 por pessoa na compra de produtos e serviços. O setor de eletrônicos deve ser o mais adquirido por consumidores, com 44,1%.
Confira a previsão por setor:
Eletrônicos: 44,1%
Vestuário, calçados e acessórios: 39,8%
Eletrodomésticos: 36,6%
Itens de alimentação: 29%
Artigos de uso pessoal e doméstico: 26,9%
Itens de material de construção: 26,3%
Livros e artigos de papelaria: 14,5%
Pacotes de viagem: 14,5%
Serviços de estética e beleza: 12,9%
Sobre locais de compras:
Lojas virtuais: 32,8%
Lojas físicas: 51,6%
Ambas: 51,6%