Secretaria de Educação do RJ inaugura no Porto mural de Di Couto | Diário do Porto


Arte

Secretaria de Educação do RJ inaugura no Porto mural de Di Couto

Escolhido em redes sociais, mural da Secretaria é mais uma iniciativa do Distrito de Arte do Porto, que está transformando a área em uma galeria urbana

31 de janeiro de 2022

Novo mural da Secretaria Estadual de Educação celebra a criatividade (foto: DAP / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Mais uma iniciativa do projeto Distrito de Arte do Porto (DAP), o mural “O Sonho da Educação” será inaugurado hoje, dia 31, às 17h30min. A pintura assinada pela artista Di Couto ocupará toda a fachada do prédio da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc RJ), no Santo Cristo.

Com cerca de 1.048m2 e desenho escolhido pela população nas redes sociais da Secretaria, a pintura é mais uma ação apoiada pelo DAP, projeto que já ressignificou diversas áreas da região e pretende fazer do Porto a maior galeria de arte a céu aberto da América Latina, criando uma nova rota de turismo na cidade.

Di Couto acredita que a educação é algo muito maior do que cartilhas, dicionários e tabuadas. A artista buscou expressar esse sentimento na obra

“Eu desejo transmitir a leveza com essa arte. Tem muita gente que tende a ver a educação como uma coisa exata. E eu acho que a educação precisa do lúdico, do lugar da fantasia, da imaginação e da criatividade”, diz Di Couto.

Mural celebra volta às aulas no Estado

O novo mural é parte das ações previstas de retorno às aulas em todo o Estado. Segundo Alexandre Valle, secretário estadual de Educação, a ação celebra uma nova fase da pasta e o retorno às aulas em todo o Estado depois de quase dois anos de incerteza por conta da pandemia da Covid-19:

“A iniciativa é fruto de um projeto viabilizado pelo Distrito de Arte do Porto, que possibilitou a pintura da nossa fachada sem custos à Seeduc. A artista nos enviou três propostas de desenhos e fizemos uma votação popular através das nossas redes sociais para a escolha da arte. Nosso novo visual é um incentivo a arte, a cultura e a educação. Sendo assim, não poderíamos ficar de fora dessa grande ativação cultural e educacional.”, completa Valle.


LEIA TAMBÉM:

Vassouras ganhará museu dedicado ao Ciclo do Café

Prefeitura vai ao TCU contra edital do Santos Dumont

Comissão da Alerj denuncia empresa por lixo tóxico

 

 


/