Sebrae RJ: 71% das microempresas fazem comércio digital | Diário do Porto


Empreendedorismo

Sebrae RJ: 71% das microempresas fazem comércio digital

Estudo do Sebrae RJ mostra que crescimento digital foi impulsionado pela pandemia e 45% dos empreendedores ainda enfrentam dificuldades

6 de julho de 2022

Sebrae Rj aponta que empreendedores buscam a internet para se aproximar do público e aumentar vendas (Foto: Sebrae Rio/ Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Pesquisa realizada pelo Sebrae RJ revela que 71% dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro utilizam redes sociais, aplicativos ou internet para vender seus produtos ou serviços. Esse crescimento do comércio digital foi impulsionado pela a crise gerada pela pandemia de Covid-19, com o distanciamento social estimulando o uso de formas on-line para as vendas.

Além do uso das ferramentas digitais, os pequenos empreendedores resolveram investir em melhorias para suas empresas. No levantamento, 40% adquiriram novas máquinas e equipamentos, 22% compraram especificamente equipamentos de informática, e 18% fizeram ampliação do espaço físico. Completam a pesquisa os investimentos em treinamento dos sócios, seguido pela compra de softwares, treinamento de empregados e na compra de veículos novos.


LEIA TAMBÉM:

Rodoviária do Rio terá primeira mulher como diretora geral

“É necessário defender o RJ”, afirma Ceciliano em evento na ACRJ

Águas do Rio começa ações para recuperar o Rio Carioca


A gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio, Raquel Abrantes, avalia que durante a crise, os pequenos negócios passaram a inovar. “A transformação digital foi a grande aliada para agilizar a gestão das empresas e aproximação com seu público-alvo, tendo por desafio, manter a boa qualidade no atendimento e uso de ferramentas adequadas. O consumidor está mais seletivo e criterioso em suas decisões, privilegiando um ambiente que favoreça a praticidade para tomada de decisão mais rápida sem gerar muito stress. O empresário precisa estar conectado e, principalmente, preparado para esse tipo de consumidor”, afirma.

Sebrae RJ identificou dificuldades dos comerciantes

Mesmo apostando nos canais digitais e realizando novos investimentos para seus negócios, 45% dos empreendedores relatam que ainda enfrentam dificuldades para manter o negócio. Para 23%, as mudanças impostas no período da pandemia foram importantes para o negócio, 14% seguem otimistas com as oportunidades que surgiram e 18% acham que o pior já passou.

 


/