A Ilha de Paquetá é um recanto de tranquilidade que destoa de quase todos os bairros do Rio. No meio da Baía de Guanabara, a 15 quilômetros do centro, tem como único meio de acesso as embarcações da CCR Barcas que saem da Praça XV. Não há carros circulando, e essa tranquilidade faz com que o turista que visita a ilha volte mais de três vezes. É o que aponta estudo do Sebrae Rio sobre o turismo em Paquetá.
A grande maioria dos visitantes entrevistados pelo Sebrae Rio (66%) afirmou que já tinham feito a rota mais de uma vez. O resultado do levantamento, com propostas de melhorias, qualificação e estruturação no atendimento dos pequenos negócios, será apresentado nesta quinta-feira 28 a partir das 15h no Espaço da Paróquia Bom Jesus do Monte, na Ilha de Paquetá.

Marisa Cardoso, analista de Turismo do Sebrae Rio, diz que o estudo vai contribuir para fomentar o turismo em Paquetá e fortalecer a economia local. O principal objetivo é dar voz aos pequenos negócios da região para que possam desenvolver o território.
LEIA TAMBÉM:
CPI dos Trens fica ‘estarrecida’ com desleixo da Supervia
Exu abriu os caminhos da Grande Rio, campeã 2022
Presença Festival celebra a inclusão com arte
Voz é o que Paquetá precisa. Para se ter uma ideia, 50,3% dos turistas conheceram a ilha por conta de comentários de amigos ou parentes. Pela internet, foram 45%. Em um mundo conectado, afirma Marisa Cardoso, a proximidade com o cliente através das vias digitais é fundamental.
“Essa é uma forma não apenas de divulgar a própria empresa, mas o destino turístico como um todo. Essas informações serão fundamentais para se pensar em questões de marketing do turismo na região, atraindo novos turistas para o local”, explica a analista.
Cariocas tomam conta
O estudo aponta que o destino é mais procurado por quem é do Rio de Janeiro. Fora do estado, São Paulo (8%) e Minas Gerais (4%) completam a lista. Para atrair novos turistas, 78,6% acreditam que eventos impactam de forma positiva nos negócios. Com o aumento da atividade turística, 92,9% esperam proporcionar geração de emprego ou melhoria na renda local.

“De uma forma geral, a estrutura da ilha condiciona um ambiente favorável ao Turismo Sustentável, bem como a intensificação de atividades náuticas, culturais, lazer e religiosas. Paquetá tem grandes oportunidades de crescimento, alcançando seu público (visitantes e turistas) com oferta de produtos e serviços de qualidade e ótima aceitação”, conclui Marisa.

Boa recepção
Confira alguns números do estudo do Sebrae Rio sobre o turismo em Paquetá:
– 92,9% consideram que há condições de recepção
– 71,4% disseram que a Ilha de Paquetá passa uma sensação de bem-estar
– 78,6% consideram a região segura
– 64,3% consideram que a sinalização do bairro está adequada
– 78,6% dos participantes responderam que os moradores se sentem à vontade com a presença dos turistas.

Principais pontos do turismo em Paquetá
- Pedra da Moreninha
- Parque Darke de Mattos
- Solar Del Rey
- Igreja de São Roque
- Farol do Mestre
- Cemitério dos Pássaros
- Casa José Bonifácio.
Serviço:
Evento: Apresentação de estudo turístico de Paquetá
Data: 28/04/2022 – quinta-feira
Horário: Das 15h às 18h
Endereço: Espaço da Paróquia Bom Jesus do Monte – Ilha de Paquetá