Saúde, porta de entrada do Porto, é o bairro mais legal do Brasil | Diário do Porto

Urbanismo

Saúde, porta de entrada do Porto, é o bairro mais legal do Brasil

Porta de entrada do Porto Maravilha, Saúde é o único bairro brasileiro presente no ranking anual da revista inglesa “Time Out”.

6 de outubro de 2021


Comparado a um OVNI pela "Time Out", Museu do Amanhá é um dos destaques do bairro mais legal do Brasil (divulgação/Museu do Amanhã)


Compartilhe essa notícia:


A Saúde, na região central do Rio, ficou na 25º posição no ranking dos bairros mais legais do mundo da revista inglesa “Time Out”. Localizado entre o Centro e a Gamboa, a porta de entrada do Porto Maravilha é o único brasileiro da lista.

A revista ouviu 27 mil moradores de cidades de todo o mundo. Editores da revista e especialistas das cidades também participaram da pesquisa. Fundada em Londres no final da década de 60, a Time Out está presente nas principais metrópoles mundiais, com edições dedicadas a cada uma das cidades em que está presente. Suas principais escritórios estão em Londres e Nova Iorque.

O primeiro lugar da lista é o Norrebro, em Copenhagen (Dinamarca). Em segundo lugar está Andersonville, em Chicago (EUA). Jongno 3-ga em Seul (Coreia do Sul) aparece em terceiro.

Sobre a Saúde, o texto da revista destaca que “ao norte do centro da cidade, as ruas de paralelepípedos e becos da Saúde oferecem uma pausa longe do centro frenético do Rio. Os visitantes irão descobrir charmosos bares antigos, bela arquitetura portuguesa e locais fascinantes como a Pedra do Sal, cuja história mescla escravidão, herança africana e samba”.


LEIA TAMBÉM:

Patrimônio lacrado

Nave Educacional da Enel chega ao Porto Maravilha

Galeão registra aumento no valor de cargas importadas


Um dia perfeito na Saúde

Para a publicação, um dia perfeito na Saúde seria assim: “Comece subindo a bela colina da Ladeira de João Homem para admirar as vistas do Morro da Conceição. Depois, visite a Casa Omolokum para um almoço afro-brasileiro de boas-vindas caloroso e preguiçoso com caipirinhas picantes. Feche a noite com música ao vivo, dança e churrasco brasileiro no Bafo da Prainha”

A revista cita ainda que a revitalizada Região Portuária abriga “a arquitetura semelhante a um OVNI do Museu do Amanhã, o (MAR) e enormes murais de arte de rua ao longo do Boulevard Olímpico“.

O DIÁRIO DO PORTO acrescenta alguns lugares imperdíveis não citados pela revista, como o tradicionalíssimo Angu do Gomes no Largo São Francisco da Prainha; a histórica Igreja de São Francisco da Prainha, erguida no século XVII e testemunha da história da Região Portuária e, a partir do próximo dia 12, o DaPedra, boteco dos mesmos donos do ótimo Bar da Gema, na Tijuca. Como o nome sugere, o botequim sobe as portas na beira da Pedra do Sal. Assim, na próxima lista da “Time Out” a Saúde é forte candidata a Top 10 do ranking.