Não tem como o desfile da São Clemente deste ano não emocionar e fazer rir ao mesmo tempo. A escola de Botafogo vai homenagear Paulo Gustavo, o humorista que se inspirou na mãe, Déa Lúcia, para incorporar a engraçadíssima Dona Hermínia. O enredo “Minha vida é uma peça” contará a vida de Paulo Gustavo, que passou a infância e a juventude em Icaraí, Niterói. de onde ele partiu para uma carreira artística vitoriosa.
A mãe Déa e a irmã dele, Juliana Amaral, se emocionaram ao visitar o barracão da São Clemente. Déa e o filho desfilaram pela escola em 2013, quando a São Clemente contou a história da TV Brasileira com o enredo “Horário Nobre”.
O carnavalesco Tiago Martins faz mistério sobre o setor onde a família de Paulo Gustavo vai se apresentar. Em 2013, ele incorporou as mães noveleiras no desfile. E contou que a hora da novela era sagrada na casa dele.
Adnet em 2020
No carnaval de 2020, a São Clemente foi a primeira a desfilar, com o enredo “O Conto do Vigário“. Contou histórias de falcatruas desde a época da exploração de ouro em Minas Gerais, começando com a disputa de uma imagem por duas paróquias.
Com uma visão irônica e bem humorada, o samba-enredo teve a composição do humorista Marcelo Adnet e de André Carvalho, Gabriel Machado, Pedro Machado, Gustavo Albuquerque, Camilo Jorge, Luiz Carlos França e Raphael Candela.
História da São Clemente
Os estudiosos do carnaval e os admiradores da São Clemente gostam de contar que essa escola de samba, uma das mais simpáticas do Rio, nasceu de uma brincadeira de jovens do bairro de Botafogo, jogadores de futebol. O time se chamava São Clemente Futebol Clube, em uma homenagem à rua, e o grupo estava prestes para viajar para um jogo no interior quando Ivo da Rocha Gomes avistou duas barricas vazias de uva na porta de uma quitanda. Viraram instrumentos de percussão de uma animada batucada. Era o ano de 1951.
Naquele momento Ivo decidiu criar um “bloco de sujo” para desfilar no Carnaval de Botafogo com as cores do time, azul e branco. Os primeiros ensaios foram no estacionamento de uma loja de autopeças na Rua São Clemente, iluminados por gambiarras. João Marinho e Aílton Teixeira também ficaram conhecidos como fundadores da escola de samba. O primeiro desfile foi em 1952.
Com a dedicação e a garra de muitos moradores do morro Dona Marta, a São Clemente desperta muita simpatia e empolgação quando desfila, mas sua melhor colocação no Grupo Especial do Carnaval foi o 6° lugar em 1990, com o enredo “E o samba sambou”. A São Clemente costuma apresentar desfiles com críticas bem humoradas.
Veja o samba deste ano e clique aqui para ouvir e cantar junto:
Minha vida é uma peça
Autores: Cláudio Filé, James Bernardes, Arlindinho Cruz, Braguinha, Colaço, Marcus Lopes, Caio Tinguinha, Danilo Gustavinho, Kaike Vinícius e Igor Leal.
O céu me sorriu
A irreverência me chamou, eu vou
Imortal a nossa relação
A bênção lhe dou
Num gesto de amor
Pra você vestir preto e amarelo e sorrir
Atuar com Otelo e Derci
Pra plateia vibrar, gargalhar, delirar
Na próxima cena, no primeiro plano
Nem só Marcelina, nem só Juliano
Milhões de herdeiros
Anunciando a mãe de todo brasileiro
Dona Hermínia mandou avisar que pode
Brincar na Avenida e dizer no pé
Mulher com mulher, tudo bem
Homem com homem, também
O negócio é amar alguém
“Dethales”, o amor venceu
O sentimento mais fiel
Semente que gerou Romeu
Semente que gerou Gael
Exemplo de atitude
Pra uma nova geração
Corrente de amizade
Sempre em alta tensão
“Vai que cola” esse meu despedaçado coração
Ah, coração
Sou eu a primeira plateia
Divina “idea”, dei luz ao seu brilho
A nossa vida é uma peça
Graças a você, meu filho
São clementes aqueles que amam
Que cuidam, que sentem
Mostrando a cara da nossa gente
Rir é resistir, seguir em frente
Paulo Gustavo pra sempre!