Diário do Porto

Santos Dumont fechará no G20 e voos vão para o Galeão

Aeroporto Santos Dumont vista aérea foto reprodução TV Globo

Aeroporto Santos Dumont ficará fechado por medidas de segurança, durante encontro de líderes mundiais (foto: reprodução da internet)

Durante os eventos do G20 no Rio, o Aeroporto Internacional do Galeão deve receber cerca de 341 mil passageiros e 2.534 voos, entre próximos dias 14 e 20. Parte desse movimento virá com o fechamento do Aeroporto Santos Dumont, nos dias 18 e 19, segunda e terça-feira, quando haverá a Cúpula do G20, reunindo os líderes das nações com maiores economias do mundo.

O fechamento do Santos Dumont ocorrerá a pedido da Prefeitura do Rio ao Governo Federal, por medidas de segurança no entorno do Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Lá estarão os líderes mundiais do G20, mais os representantes da União Africana e a União Europeia, além de dezenas de nações convidadas.

A medida foi adotada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A suspensão temporária dos voos também atende às restrições de mobilidade nas proximidades do MAM, localizado a 550 metros do Aeroporto Santos Dumont.

Santos Dumont fechado exige operação especial no Galeão

Segundo a Prefeitura do Rio, haverá um planejamento especial, em coordenação com órgãos federais, para evitar transtornos no acesso ao Galeão, durante o fechamento do Santos Dumont. A Anac informou que cabe às companhias aéreas orientar os passageiros quanto a voos cancelados ou alterados.

O Galeão emitiu uma nota informando que está preparado para atender a demanda prevista para o G20, entre os dias 14 e 20 de novembro, incluindo as datas da Cúpula com o fechamento do Santos Dumont.

A concessionária RIOgaleão disse que sua malha aérea será atualizada nos próximos dias. Afirmou ainda que reformou o espaço para recepção das delegações e reforçou as equipes de limpeza e manutenção, além de ter solicitado frota extra de táxis e carros de aplicativos para o período do evento.


LEIA TAMBÉM:

Rio celebra Novembro Negro com programação intensa

Senac RJ leva novo restaurante para o Porto Maravalley

VLT terá mudanças na operação, durante o G20

Sair da versão mobile