Sambódromo terá iluminação cenográfica permanente | Diário do Porto


Carnaval

Sambódromo terá iluminação cenográfica permanente

Nova iluminação da Marques Sapucaí será definitiva após o Carnaval e poderá ser utilizada nos eventos realizados durante o ano no Sambódromo

25 de fevereiro de 2022

Nova iluminação do Sambódromo da Marques de Sapucaí teve investimento de R$ 16 milhões e será utilizada durante o ano inteiro. (Fábio Motta/Prefeitura do Rio)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura do Rio anunciou que o Sambódromo terá iluminação cenográfica definitiva a partir do Carnaval 2022. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, ao lado dos presidentes da Riotur, Daniela Maia, e da Rioluz, Pierre Batista, durante visita à Avenida Marquês de Sapucaí, onde representantes das 12 escolas de samba do Grupo Especial testaram a pista do desfile, revitalizada pela Prefeitura, além da nova iluminação.

Além do Carnaval, os equipamentos poderão ser utilizados em outros eventos realizados na Marquês de Sapucaí. Estão sendo instalados 144 moving lights, 144 projetores led RGB, 288 projetores led, duas mesas de controle DMX, uma rede de controle, 24 quilômetros de fibra ótica e 14 câmeras de visualização para sala de controle.

Os novos equipamentos de iluminação, avaliados em R$ 16 milhões, fazem parte do programa Luz Maravilha, Parceria Público-Privada (PPP) que vai modernizar todos os pontos de iluminação pública do município até dezembro de 2022.

No teste, cada escola foi representada por seu casal de mestre-sala e porta-bandeira, além de um casal de passistas. Os componentes percorreram um trecho da Sapucaí, embalados pela bateria da Unidos do Viradouro, atual campeã do Carnaval, que levou cerca de 30 dos seus 300 ritmistas, sob o comando do Mestre Ciça.


LEIA TAMBÉM:

Alerj aprova criação do monumento da Serra da Maria Comprida

Firjan e BNDES realizam mutirão para PMEs em Petrópolis

Sem Carnaval de rua, Porto terá megafestas privadas


Sambódromo recapeado

Na semana passada, a Prefeitura entregou a reforma do Sambódromo. Além de melhorias nos sistemas de drenagem e de prevenção e combate a incêndio, a pista de desfile recebeu fresagem e recapeamento asfáltico.  Também foram feitas melhorias no sistema de drenagem para a captação das águas de chuva.

“A reforma trouxe muito mais segurança para o público. Você tem hoje, por exemplo, rotas de escape de incêndio, entre outras coisas. Este ano teremos ainda uma iluminação cênica, toda diferente. O Sambódromo é um equipamento muito grande e muito antigo, que já passou por algumas reformas, mas tem sempre alguns ajustes a serem feitos” disse o prefeito Eduardo Paes.

A nova pista foi aprovada pelos integrantes das escolas de samba. A primeira porta-bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso, não escondia a emoção por voltar a pisar na Marquês de Sapucaí. Ela contou que conseguiu evoluir bem no teste da passarela do samba.

Prefeito Eduardo Paes (centro) e representantes das Escolas de Samba na inauguração da nova iluminação do Sambódromo (Beth Santos/Prefeitura do Rio)

“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Estão aprovadas a nova iluminação e a pintura da pista, está tudo lindo. Nós somos a maior identidade cultural do nosso povo. Viva o Samba!”, disse uma emocionada Selminha, que neste Carnaval vai completar 30 anos de desfiles ao lado do mestre-sala Claudinho.

Devido à pandemia de Covid-19, os desfiles das escolas de samba foram transferidos para o feriado de Tiradentes, em abril. Na semana passada, a Riotur divulgou o calendário oficial do Carnaval 2022.

 Serviço

Desfiles no Sambódromo

20/4 (Quarta-feira) – Série Ouro – Liga RJ

21/4 (Quinta-feira) – Série Ouro – Liga RJ

22/4 (Sexta-feira) – Grupo Especial – LIESA

23/4 (Sábado) – Grupo Especial  – LIESA

24/4 (Domingo) – Desfile das Crianças  – Aesm-Rio

30/4 (Sábado) – Desfile das Campeãs – LIESA

Apuração

26/4 (Terça-feira) – Apuração das notas do Grupo Especial na Cidade do Samba

 

 


/