É difícil olhar com pessimismo para o futuro do turismo no Estado do Rio de Janeiro depois de visitar o Salão do Turismo. Desde quinta-feira 22, o evento toma conta do Armazém 2 do Pier Mauá com atrações de mais de 70 municípios fluminenses. O objetivo do Salão, promovido pela Secretaria estadual de Turismo, é estimular o crescimento do turismo circular, desenvolvido entre cidades de uma mesma região.
O secretário, Otávio Leite, explicou no evento as medidas que o governo Wilson Witzel tem tomado para intensificar a circulação de turistas no interior. Aumentar a segurança é uma delas. “Quando o governador fala que o turismo é o novo petróleo, ele traz a Polícia Militar e a Civil, com mais ênfase para os eixos turísticos. Estamos dando uma guinada para a melhora econômica do nosso estado.”
LEIA TAMBÉM:
Cité: arquitetos do futuro ancoram na CasaCor
O que vai ser do gigante Moinho Fluminense?
Prefeito volta a defender cassinos no Rio
O Salão foi organizado considerando a divisão do Estado em 12 regiões. São as seguintes: Metropolitana, Baixada Verde, Caminhos Coloniais, Agulhas Negras, Caminhos da Mata, Costa Verde, Caminhos da Serra, Vale do Café, Costa Doce, Águas do Noroeste, Serra Verde Imperial e Costa do Sol. Abaixo, você pode conferir quais municípios formam cada região.

A universitária Jacqueline da Silva, 34, não conhece todas elas, mas interessou-se muito pelo Vale do Café. “Fiquei com muita vontade de conhecer Paty do Alferes. Posso fazer várias coisas que eu gosto, como andar a cavalo, atividades mais do interior.”
Já o produtor de televisão Leonardo Meirelles, 62, prefere mesmo é sentir frio. Então, sempre que pode, vai para a Serra Verde Imperial, onde ficam Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e outras. Ele comentou também que gosta muito dos municípios na fronteira com Minas Gerais. “O artesanato que vendem ali é sensacional, fora os queijos e as cachaças que eu gosto muito.” Quem não gosta?
O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, que acompanhou o secretário Otávio Leite no evento, era um dos mais animados com a perspectivas de atrair turistas para as belezas da Serra. Um de suas prioridades, em parceria com a vizinha Nova Friburgo, é estimular a visitação da Rota Terê-Fri. Temos cachoeiras, cervejarias artesanais, queijarias, mirantes, apiário, muita coisa. Vamos preparar um plano para os empresários para que a nova Tere-Fri ganhe visibilidade e traga muitos negócios”, adiantou Claussen.
Os empreendedores e profissionais de turismo puderam ter ideia melhor do potencial do Estado e refletiram sobre como investir para atrair mais clientes. Bianca Chaves, 38, disse que esse tipo de evento é fundamental para que os próprios cariocas considerem as possibilidades de viagem que podem fazer sem ir muito longe. “Eu adoro mergulhar. Então toda a região litorânea me interessa, mas prefiro ir a Arraial do Cabo. Agora vou começar a explorar outros destinos com praia.”
Serviço:
- Águas do Nordeste

A região reúne 13 municípios: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José do Ubá e Varre-Sai. Além de belas paisagens, há passeios em trilhas, prática de esportes radicais, cachoeiras e pontos de turismo cultural. É o caso da Escola de Música Villa Lobos e do belíssimo casario colonial, em Miracema, e também da Igreja do Santuário, em Natividade.
- Agulhas Negras

A região reúne quatro municípios: Itatiaia, Porto Real, Quatis e Resende. Os principais atrativos turísticos são o Parque Nacional, em Itatiaia, a Casa do Papai Noel, em Penedo, e igrejas em Porto Real.
- Baixada Verde

A região reúne 10 municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguacu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. As principais atrações são do turismo ecológico, como o projeto canoagem no Rio Guandu, em Japeri. Vale destacar também a Praça da Matriz em São João de Meriti, a Casa de Cultura de Nova Iguaçu e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, projeto pelo arquiteto mais famoso do país e que reúne a Biblioteca Leonel Brizola e o Teatro Raul Cortez na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias.
- Caminhos Coloniais

A região reúne cinco municípios: Areal, Comendador Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Três Rios. Alguns dos principais atrativos turísticos são o Museu Rodoviário de Paraibuna, em Comendador Levy Gasparian, e a Casa de Pedra, em Três Rios.
- Caminhos da Mata
O território reúne Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. As principais atrações turísticas são o Parque Paleontológico de Itaboraí, a Cachoeira das Andorinhas em Aldeia Velha e a Cascatinha em Tanguá.
- Caminhos da Serra

São 11 municípios: Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Macucu, Santa Maria Madalena, são Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes. Os atrativos mais famosos são a Praça do Pescador, em Carmo, o Palácio do Gavião, em Cantagalo, e o turismo rural em Macucu, com passeios a cavalo, caminhadas e fazendas.
- Costa Doce
A região reúne cinco municípios: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidelis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. As atrações destacadas são o Chafariz Belga, na praça São Salvador e a Cachoeira Tomabo D`Água, em Campos, e a Igreja Matriz de São Fidélis.
- Costa do Sol

Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Todos os municípios apresentam praias lindas e lagos, muitos com seus moinhos de vento. Em Arraial do Cabo, paraíso do mergulho com águas caribenhas, a Gruta Azul é muito frequentada por turistas. Búzios tem arquitetura típica e fama internacional, enquanto Cabo Frio é a que recebe a maior quantidade de turistas brasileiros. Em Maricá, além das belezas de Ponta Negra, há construções históricas no Centro, uma restinga preservada é formações geológicas admiráveis como as pedras do Elefante e de Inoã.
- Costa Verde

A região é considerada uma das mais bonitas do mundo e reúne quatro municípios: Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí. Angra tem 365 ilhas e ilhotas, muitas delas com belíssimas praias. Paraty e Ilha Grande são Patrimônio Mundial da Unesco e dispensam apresentações. A cidade é uma mistura irresistível de arquitetura colonial, praias, montanhas, cachaça e artesanato de alta qualidade.
- Metropolitana

Aqui são considerados apenas dois municípios: Rio de Janeiro e Niterói. Reúne pontos turísticos mundialmente conhecidos, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Parque Nacional da Tijuca, Copacabana, Ipanema e muito mais, na capital. Em Niterói, tem o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Parque da Cidade, o Caminho Niemeyer e praias como Itacoatiara e Camboinhas.
- Serra Verde Imperial

Aqui está Petrópolis, chamada de “única cidade imperial do continente”, com o Museu Imperial e o Palácio de Cristal, e mais quatro cidades: Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. Para quem curte o frio, a região apresenta vários festivais como o de Inverno e o do Morango com Chocolate. Arquitetura trazida por imigrantes europeus, gastronomia refinada, muitas opções de hospedagem e uma natureza exuberante atraem turistas o ano todo.
- Vale do Café

Aqui estão Barra Mansa, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda. Alguns dos principais atrativos turísticos são a Praça da Inconfidência, em Paraíba do Sul, os palacetes, casarios e a estação ferroviária de Vassouras, além das casas e fazendas preservadas por toda a região desde a época do ciclo do café.