Diário do Porto

Roteiro de feriado: destinos alternativos no Rio de Janeiro

feriado

A exuberância das montanhas do Vale das Videiras, em Araras, é um dos principais atrativos da região (Foto: Reprodução/Instagram)

Para aproveitar um fim de semana prolongado pelo feriado do Dia de Finados, a partir de 2 de novembro, viajar pelo estado do Rio é uma boa pedida. Evitando os destinos mais conhecidos e mais cheios, há algo especial em explorar lugares fora do comum, onde a autenticidade e a beleza da natureza se encontram. O DIÁRIO DO PORTO preparou uma lista de locais que saem rotina. De Maringá às encantadoras Videiras, das águas tranquilas do Saco do Mamanguá à serenidade do Sana, prepare-se para aproveitar a viagem.

Maringá, Visconde de Mauá

A Vila de Maringá fica localizada a 7 km de Visconde de Mauá, na região serrana do Rio de Janeiro. Localizada na divisa entre o Rio e Minas Gerais, reúne uma variedade de restaurantes, bares e artesanato. Na Rua do Meio, que concentra a maior parte do comércio, uma ponte antiga corta o Rio Preto, que permite que os turistas transitem de um estado para o outro. Visitantes também podem conferir a produção local, como os chocolates da fábrica Doce Lembrança e ateliers de arte. A região também é conhecida pelas cachoeiras e trilhas, com opções para diferentes gostos. Uma delas é a Cachoeira do Escorrega, uma das mais populares.

Vale das Videiras, Araras

O Vale das Videiras é uma joia escondida nas montanhas do Rio. Mais especificamente, em Araras, entre Paraíba do Sul, Paty do Alferes e Miguel Pereira. A região oferece trilhas, cachoeiras e um cenário rural ideal para quem busca tranquilidade. Os circuitos de bike são muito populares, oferecidos por estabelecimentos como o Galpão Caipira. Para completar a visita, é possível desfrutar de um tratamento em um spa local e terminar o dia conhecendo a gastronomia do Vale.

Saco do Mamanguá, Paraty

Localizado em Paraty, o Saco do Mamanguá é uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura. Com 8 comunidades caiçaras, 33 praias e uma área de mangue preservada, é uma experiência única de turismo ecológico. O acesso pode ser feito de barco, a partir de Paraty Mirim, ou de trilha, A recomendação é visitar o Mamanguá com um guia local para garantir a segurança, preservação e informações relevantes sobre o modo de vida e a ecologia. Entre as atividades mais procuradas, estão as trilhas como a do Pico do Mamanguá e a da Cachoeira do Rio Grande e o passeio de caiaque para explorar o mangue.

Sana, Macaé

Apelidado de paraíso das águas, o Sana é um refúgio ecológico com cachoeiras, montanhas e atmosfera tranquila. Localizado na serra de Macaé, entre Nova Friburgo, Casimiro de Abreu e Trajano de Moraes, as altitudes permitem paisagens impressionantes. O Pico do Peito do Pombo, por exemplo, está a 1.400 metros de altitude e oferece uma vista das montanhas da Serra do Mar. O Sana abriga o Circuito das Águas, com sete cachoeiras e trilhas leves e moderadas. Também é possível realizar passeios a ruínas como a Igreja de São José e o Cemitério dos Jesuítas. A cena cultural e artística é forte no local, com feiras de artesanato e projetos que oferecem oficinas a visitantes.


LEIA TAMBÉM:

Inscrições para maior prêmio nacional para servidores públicos começam em 28/11

Encontro Internacional sobre COPs: Lições, Legados e Expectativas para a COP30

Pão de Açúcar comemora 111 anos com ingressos a R$ 1 para crianças

Sair da versão mobile