
A primeira impressão é a que fica. Por isso é tão importante, para as cidades turísticas, causar boa sensação aos visitantes no momento do desembarque. A Concessionária Novo Rio, que administra a segunda maior rodoviária do País, deu mais um passo estratégico para o turismo no Rio de Janeiro ao entregar a terceira fase de melhorias do terminal.
Foram mais de R$ 5 milhões investidos na reforma completa das fachadas do terminal e do estacionamento, no sistema de acesso automatizado para o embarque e em um novo mix de produtos e serviços na área comercial. A identidade visual foi remodelada, consolidando a rodoviária como patrimônio carioca e equipamento fundamental para o Porto Maravilha.
VEJA TAMBÉM:
Ônibus com mimos para passageiro turbinam turismo rodoviário
Diretor da Odebrecht diz que Santo Cristo é mais seguro do que Botafogo
BRT Transbrasil vai chegar até a Central e criar 2 mil empregos
O novo site oficial, agora www.rodoviariadorio.com.br, facilita a navegação e disponibiliza mais informações sobre os serviços oferecidos aos passageiros. A partir de agora, para acompanhar a nova Rodoviária do Rio nas redes sociais, o usuário deve procurar por @rodoviariadorio.
Mudança na marca
Elaborada pelo Studio Áttila, a nova marca tem como base as setas que simbolizam as conexões e destinos oferecidos. Ganhou cores que refletem a natureza carioca e o relevo do Pão de Açúcar.
“A nova marca Rodoviária do Rio pretende consolidar o terminal como patrimônio do Rio e importante equipamento de integração do Porto Maravilha. Afinal, há décadas exercemos um papel fundamental na mobilidade da população e dos turistas, com um movimento médio mensal de 1 milhão de passageiros. Nossa ligação é muito forte com a população e com a cidade”, explica Roberto Faria, diretor-presidente da Concessionária Novo Rio.
As melhorias

A terceira fase da transformação da rodoviária inaugura fachadas bem modernas. Elas foram projetadas pelo escritório de Fernanda Salles. As intervenções anteriores foram em 2009, a maior reforma, e o novo aparato na estrutura de informação turística em função da Copa e da Rio 2016.
Agora a mobilidade dos usuários ganha um elevador no edifício garagem, um sistema automatizado de acesso às plataformas e uma nova área comercial. As obras de modernização das fachadas e no estacionamento começaram em agosto. A pintura e estrutura metálica de policarbonato deu lugar a telas em alumínio e vidro, que também estampam a nova logomarca.
Revitalização Comercial
Nem só de embarque e desembarque vive um terminal rodoviário . A área comercial do terminal, com um mix amplo e atrativo, chega a 60 lojas e quiosques. Os segmentos principais são vestuário, livraria, bomboniere, farmácia, perfumaria, telefonia e artigos de viagem. As lojas ficam em corredores climatizados, com duas praças de alimentação. Entre as 14 opções estão Spoleto, Giraffas, Mega Mate, Bob’s e Via Rio.
Entre as novidades estão a loja Coisas Mil, a Ehven Pedras e a nova farmácia ‘Brasil Rio” no desembarque. A Movida também iniciou operações, oferecendo aluguel de automóveis.
Investimento de R$ 80 milhões
Nas três etapas dessa transformação, a Rodoviária do Rio passou por intervenções de mais de R$80 milhões. A última pesquisa encomendada pela concessionária (Insider – Novembro), 93% dos usuários disseram aprovar as melhorias, ressaltando a importância da rodoviária em seus deslocamentos A integração com o VLT é o destaque. Disseram estar satisfeitos com as novas instalações 83% dos entrevistados. O Rio merece.