Roberto Menescal abre a Conferência do Green Building Brasil | Diário do Porto

Sustentabilidade

Roberto Menescal abre a Conferência do Green Building Brasil

Green Building traz o músico da bossa nova, que é de uma família de arquitetos, para a Conferência Internacional, com 10 mil profissionais de vários países

4 de outubro de 2021


Green Building Brasil convidou o músico Roberto Menescal para abrir sua Conferência internacional (foto: Divulgação / Quinho Mibach)


Compartilhe essa notícia:


Cerca de 10 mil profissionais de diversos países participarão a partir de 22 de novembro da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional 2021, evento virtual sobre o setor da construção sustentável. Para marcar a conferência de abertura, haverá a participação de Roberto Menescal que, além de ser um dos mais importantes músicos da bossa nova, é também de uma família de arquitetos.

Menescal fará um depoimento a partir de sua casa no Rio de Janeiro, no bairro do Recreio (Zona Oeste). Ele abordará os paralelos entre as artes da composição musical e da arquitetura. O artista contará suas próprias experiências na consolidação de uma sólida carreira internacional, sempre acreditando que o mar, as plantas, os animais e as pessoas devem ser observados com atenção e humildade. No ano passado, ele teve sua biografia lançada com o título “Roberto Menescal, um arquiteto musical”. Ao recordar sua trajetória, o músico conta sobre o encontro com Tom Jobim, essencial para definir seus rumos entre a arquitetura e a então nascente bossa nova.

A Greenbuilding Brasil Conferência Internacional 2021 será o maior evento da construção sustentável da América Latina e está com inscrições gratuitas abertas, pelo site www.gbcbrasil.org.br

Segundo o Green Building Council Brasil (GBC), as construções sustentáveis no Brasil crescem a cada ano. Em 2020, apesar da epidemia, o aumento foi de 28% e este ritmo deve se manter neste ano. A Conferência, que será realizada de forma virtual, ainda por conta das restrições sanitárias, terá 15 dias de palestras técnicas, máster series, entrevistas com especialistas e outras atividades.

O diretor executivo do Green Building Brasil, Felipe Faria, comemora os resultados do setor e prevê que a Conferência será um sucesso. “Temos muito a celebrar, mas também muito para informar e compartilhar”, afirma.

Green Building Council Brasil é o principal certificador

O GBC é o principal certificador brasileiro e mundial de construções sustentáveis. Faria ressalta que, para além dos ótimos números de crescimento observados a cada ano, a conferência ocorre num momento de excelentes notícias para a entidade, como o aumento da procura pelas certificações no segmento residencial, em grandes condomínios de bairros, e a nova certificação para interiores, além da expansão do movimento para cidades do interior do país.

O tema deste ano da conferência é “Edificando Ideais Humanos” e será desenvolvido na sessão de abertura pela professora de filosofia Lucia Helena Galvão, autora de 6 livros e de mais de 800 palestras publicadas, com 77 milhões de visualizações no canal Nova Acrópole Brasil.

“Em matéria de mercado imobiliário, o green building é o caminho para o desenvolvimento e operação dos ativos no quesito ambiental e social. E ambos os movimentos caminham para um processo de formação profissional, onde, gradativamente, ideais relacionados à nossa natureza humana estão sendo edificados”, completa Raul Penteado, presidente do Conselho de Administração do GBC.

*Texto atualizado em 5/10/21


LEIA TAMBÉM:

Changi busca sócio para o Galeão e a China tem interesse

Alerj entra na campanha do Outubro Rosa

Gargalos para projetos de energia no Estado do Rio de Janeiro