Nesta terça-feira, a Rio Gamer, associação que reúne os principais players do segmento eSports do Rio de Janeiro, inaugura sua sede no condomínio Novo Cais, no Santo Cristo. O primeiro evento do novo espaço será uma aula inaugural do projeto “Código Brazuca”, iniciativa que pretende transformar a realidade social de jovens das comunidades do Porto por meio de sua inserção no mercado de jogos eletrônicos. Antonio Fonseca, diretor de projetos RioGamer, e Antonio Rabelo, fundador do Studio Quarto Mundo, abrirão oficialmente os trabalhos no empreendimento que pretende revolucionar o mercado de jogos eletrônicos no Rio de Janeiro.
Além de ser a “sala de aula” dos alunos do “Código Brazuca”, os 300 m² da nova sede serão um hub de geração de negócios e desenvolvimento de startups para o mercado de games. Na fase inicial, a ideia é captar cerca de 10 pequenas e médias empresas do segmento. Num médio prazo, a associação espera ampliar as instalações para que possa hospedar até 50 empreendedores.
RioGamer quer transformar futuro de jovens carentes do Porto
O “Código Brazuca” irá captar jovens nas escolas públicas da região. Os escolhidos terão oficinas de “Introdução aos Conceitos de Desenvolvimento de Games”. Em 10 meses, os alunos estarão aptos a buscar vagas como devs trainees (jovem aprendiz). Com o mercado de games em alta, especialmente após o início da pandemia, a demanda por devs está aquecida.
Os que mais se destacarem terão duas opções: integrar o Studio Lab RioGamer, uma software house de desenvolvimento de sistemas pronta para atender startups e empresas em geral, ou participarem do Programa de Pré-aceleradora de startups de Games, no qual poderão criar seus próprios negócios no segmento eSports.
O “Código Brazuca” segue critérios ESG, sigla em inglês que define boas práticas ambientais, sociais e de governança. Entre seus princípios estão a erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades, parcerias com foco em metas e emprego digno associado ao crescimento econômico. O projeto pode ser replicado em outras localidades do Rio e do Brasil.