Arte

RIOgaleão inaugura painéis de arte com essência carioca e brasileira

Projeto #artenoRIOgaleão incluiu acervo de arte urbana no aeroporto, com ilustrações dos designers cariocas Pedro Lima e Leandro Assis

15 de setembro de 2020
RIOgaleão ganhou painéis ilustrados com artes de Pedro Lima e Leandro Assis (Foto: Divulgação/RIOgaleão)

Compartilhe essa notícia:


Aeroporto também é cultura! Desde o dia 11 de setembro, o projeto #artenoRIOgaleão incluiu um acervo de arte urbana no aeroporto internacional do Rio, que conta com painéis ilustrados de dois designers cariocas: Pedro Lima e Leandro Assis.

O objetivo do projeto é expor a cultura nacional, por meio da essência carioca e brasileira, e enriquecer a jornada dos passageiros que embarcarem ou desembarcarem no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

“Os aeroportos são um grande palco para a disseminação e apreciação da arte. Queremos promover um movimento que encante, traga leveza e conhecimento da cultura do nosso país. Nas horas que as pessoas passam no aeroporto, além da diversidade de lojas e restaurantes conhecidos, haverá uma prazerosa jornada pela arte e cultura brasileiras”, explica Leandro Dantas, diretor comercial e marketing do RIOgaleão.


LEIA TAMBÉM

RIOgaleão conquista selo por medidas de prevenção à Covid-19

China é o principal comprador do petróleo exportado pelo Rio

Ademi-RJ: mercado imobiliário se recupera na pandemia


O RIOgaleão elaborou seis temas: Natureza Abundante; Sabores da Gema; Calor Carioca; Gingado da Boemia; Encantos do Mar; e Sons do Rio. No Instagram do aeroporto, durante uma semana, foram publicadas seis fotos diferentes de cada tema e as mais votadas definiram as inspirações das artes. As campeãs foram: Natureza Abundante; Sabores da Gema; Calor Carioca; e Gingado da Boemia.

Os artistas no Riogaleão

Pedro Lima e Leandro Assis são artistas com abordagens diferentes. Pedro, cabeça à frente da editora independente Pipoca Press, desenvolve suas ilustrações como colagens, combinando elementos gráficos provenientes de diversas fontes. Seu trabalho é caracterizado pela mistura de texturas e sobreposições de cores.

Já Leandro Assis, cujo estilo é o de uma ilustração mais vetorial, tem como característica um traço preciso e uma paleta de cores bastante colorida.

Confira outras fotos:

Alguns painéis contam com gírias típicas cariocas (Foto: Divulgação/RIOgaleão)
O artista Leandro Assis faz uso de uma paleta de cores variada (Foto: Divulgação/RIOgaleão)
As ilustrações também estão em janelas do RIOgaleão (Foto: Divulgação/RIOgaleão)
O trabalho de Pedro Lima é caracterizado pela mistura de texturas e sobreposições de cores (Foto: Divulgação/RIOgaleão)
Uma das características de Leandro Assis é uma ilustração mais vetorial, com traço preciso (Foto: Divulgação/RIOgaleão)