Riogaleão comemora sete anos de concessão | Diário do Porto


Infraestrutura

Riogaleão comemora sete anos de concessão

Motor da economia do Rio de Janeiro, Riogaleão celebra sétimo aniversário de concessão com importantes conquistas para o Estado

12 de agosto de 2021

A Anac deveria coordenar os voos no Rio para fortalecer o hub aéreo do Galeão, afirma Wagner Victer (foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Iniciado em agosto de 2014, o processo de transformação do RIOgaleão deu ao aeroporto carioca um padrão de excelência internacional. Com capacidade para receber 37 milhões de passageiros por ano, o equivalente ao dobro da população do Estado do Rio, o remodelado terminal aeroportuário conta nova infraestrutura, serviços diversificados e tecnologia de ponta em suas instalações.

O RIOgaleão conta com a experiência e o reconhecimento da Changi Airports International (CAI) como controladora e investidora. A empresa é responsável pela operação de grandes aeroportos no mundo, incluindo o de Singapura Changi, apontado como um dos melhores terminais do mundo pela consultoria britânica Skytrax.


LEIA TAMBÉM:

Fecomércio RJ: pausa na vacinação atrasa recuperação da economia

ANPTrilhos lança “O Futuro da Mobilidade”

Casa Villarino reabre sob direção do Senac RJ


RioGaleão: motor da economia do Rio

Com mais de 500 empresas em perímetro, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro é responsável pela geração de 22 mil empregos diretos e impactou cerca de 150 mil postos de trabalho em indústrias relacionadas ao turismo e logística.

Ao longo dos últimos anos, o RIOgaleão trouxe para o público carioca 11 novas companhias aéreas. A última delas a ITA Transportes Aéreos, que realizou o seu voo inaugural no terminal em julho deste ano. A chegada da empresa é resultado de um pacote de incentivos públicos-privados desenhado pela Secretaria de Estado de Turismo, a Riotur e RIOgaleão.

A concessionária também tem investido em aprimorar a experiência do passageiro no Terminal, fazendo com que o tempo de espera dos visitantes se torne em um momento de lazer e relaxamento. Ao todo, são mais de 100 opções de compras, bares e restaurantes, como explica Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão. 

“Encaramos grandes desafios ao modernizar e ampliar a nossa infraestrutura. Transformamos o conceito do aeroporto, que deixou de ser apenas mais um local de chegadas e partidas para também se tornar em um espaço de experiência e entretenimento para os passageiros”, explica Monteiro.

O setor de cargas vem se tornando um dos principais aliados na retomada da economia do Estado. O RIOgaleão Cargo é um dos principais atores nesse cenário. Com destaque em eficiência operacional, o aeroporto possui expertise em dados e processos logísticos que, aliados à malha comercial e cargueira, possibilitam o alcance aos principais mercados de importação e exportação do mundo.

O terminal de cargas da concessionária é responsável pelo abastecimento de diversas indústrias locais, reforçando sua importância para a retomada da economia do Rio de Janeiro no pós-pandemia.


/