Diário do Porto

RIOgaleão Cargo bate recorde de importação em 2024

Caminhão sendo descarregado no RIOgaleão

Em relação a 2023, o aeroporto registrou um aumento de 18% no volume de importações (foto: Divulgação)

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, por meio da RIOgaleão Cargo, alcançou em 2024 o maior valor de importação de sua história, somando US$ 13,1 bilhões. O volume total de mercadorias importadas e exportadas chegou a 59,7 mil toneladas. Os resultados representam um aumento de 18% em valor e 16% em peso em relação a 2023. Além disso, houve uma redução de 9% no tempo médio de permanência das cargas, que passou para 31 horas e 5 minutos.

O crescimento foi impulsionado por mais voos dos Estados Unidos e da Europa, e pela nova rota de cargueiro da Atlas Air. Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo, destacou que a infraestrutura e a agilidade da operação também são fatores essenciais para atrair indústrias de outros Estados e países a operarem transporte de cargas pelo Galeão.

Setores que mais cresceram no RIOgaleão Cargo

Entre os setores que mais contribuíram para o resultado em valores estão o de Transporte Aéreo, com alta de 22%, a indústria de Petróleo e Gás, com 12% , e o setor farmacêutico, 9%.

Os setores Automotivo e Têxteis também apresentaram avanços. O automotivo teve crescimento de 102% em valor e 193% em peso, enquanto o têxteis registrou aumento de 57% em valor e 51% em peso. Esses resultados foram atribuídos às novas rotas e à ampliação da capacidade do Terminal de Cargas.

A carga doméstica também cresceu. Em 2024, o volume movimentado pelas três principais companhias aéreas nacionais nos aeroportos da cidade aumentou 40%, passando de 20,9 mil para 29,2 mil toneladas. No RIOgaleão Cargo, o aumento foi de 177%, saindo de 9,1 mil para 25,1 mil toneladas.

O aumento da oferta de espaço nas aeronaves para transporte de cargas resultou na redução do valor do frete aéreo internacional. O custo do transporte de mercadorias dos Estados Unidos caiu 24% e da Europa, 7%, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O RIOgaleão Cargo recebeu reconhecimento da Organização Mundial das Aduanas, pela implantação do novo sistema da Receita Federal, o CCT. Segundo Patrick Fehring, Diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, o desafio para 2025 é seguir expandindo com eficiência e ampliando o leque de atuação. Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo, destacou que a infraestrutura e a agilidade da operação são fatores essenciais para atrair grandes indústrias do Estado do Rio e de outras regiões do país.


LEIA TAMBÉM:

Paes vai a Lula contra ferrovia que liga Porto do Açu só ao ES

Novo prédio no Buraco do Lume gera debate no Centro do Rio

Campanha Oceano Limpo incentiva limpeza das praias

 

Sair da versão mobile