O Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão) chegou à marca de 12 destinos internacionais e 21 domésticos reconectados em dezembro, após toda a paralisação causada pela pandemia de Covid-19. A estimativa é de 381 mil passageiros nesse fim de ano, uma queda de 68% na circulação, em comparação com dezembro de 2019, quando recebeu 1.2 milhão de viajantes. Para a retomada, o RIOgaleão adotou novos protocolos de segurança sanitária de passageiros e de trabalhadores no aeroporto.
Com a chegada da alta temporada, estão de volta os voos diários para Miami (EUA), Madri (Espanha), às terças, quintas e sábados, e para Londres (Inglaterra), às segundas, quintas e sábados. A retomada da malha aérea também inclui voos diários para Buenos Aires e Santiago, com cinco frequências semanais.
O total de voos domésticos do período será, em média, de 230 por semana, frente a 594 operados em dezembro do ano passado. O RIOgaleão está atendendo 21 destinos no Brasil, cinco a menos do que no mesmo período do ano passado.

Retomada com segurança
Desde o início do período de emergência sanitária, o RIOgaleão ativou o plano de enfrentamento à Covid-19, que incluiu ações de treinamento e prevenção com a comunidade aeroportuária, empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo e demais prestadores de serviços.
Segundo Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, a intenção é fortalecer constantemente as medidas de segurança sanitária e transmitir ao passageiro a confiança necessária para a retomada de viagens.
“Durante o período de isolamento social, buscamos os melhores padrões da indústria para receber nossos passageiros na alta temporada, com os protocolos de segurança que se tornaram indispensáveis nesta nova fase em que vivemos. Estamos retomando nossa operação de forma gradual e responsável”, afirma
O aeroporto foi o primeiro aeroporto do Brasil a conquistar o selo do WTTC (World Travel & Tourism Council), que atesta o desenvolvimento de ações para prevenção à Covid-19. Além do selo de alcance mundial, o aeroporto também conquistou o selo Turismo Consciente, concedido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ).
LEIA TAMBÉM
Brasil exige teste negativo de Covid-19 para entrada no país
Rodoviária do Rio terá movimentação reduzida no fim de ano
Porto e os cariocas ganham o ‘Natal Maravilha’