Taxista com nome no SPC poderá ter cartão | Diário do Porto

Mobilidade

Taxista com nome no SPC poderá ter cartão

Pelo menos 12 mil motoristas com nome no SPC ou sem conta bancária poderão receber corridas pagas via aplicativo e com cartões de débito ou crédito

26 de novembro de 2018

Compartilhe essa notícia:


Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella apresenta novidade aos taxistas da cidade
Crivella apresenta o RioCard Duo ao taxista Mendonça (Foto: Edvaldo Reis/Prefeitura do Rio)

Os 47 mil taxistas cadastrados na cidade do Rio terão acesso a um cartão pré-pago, mesmo os que tiverem o nome no SPC por dívidas não quitadas. Não será preciso ter conta bancária para usar o cartão. O projeto é das empresas Riocard e Caruana S/A, em parceria com a Prefeitura.

O cartão RioCard Duo vai oferecer à categoria condições especiais de adesão. O novo meio eletrônico de pagamento de corridas permitirá aos motoristas com nome no SPC ou sem conta bancária a inclusão no sistema financeiro.

Atualmente, um em cada quatro taxistas não pode receber corridas via aplicativos ou com cartões por não movimentar conta bancária. O RioCard Duo funcionará como uma conta corrente. Aplicativos e operadoras de cartão poderão transferir para a conta o pagamento pelas corridas.

Não haverá cobrança de taxa de adesão. O taxista poderá solicitar até dois cartões adicionais, para maiores de 16 anos e com CPF válido. Por ser um cartão pré-pago, os créditos poderão ser gastos no comércio sem o risco de endividamento do titular. Só será possível gastar o valor que houver no cartão.

Para o taxista José Jorge Mendonça, de 55 anos, com 26 de profissão, a novidade é muito bem-vinda. Ele já pegou o Riocard Duo. “É melhor do que ter conta no banco A e no B. Fica tudo concentrado num cartão só. O que entrar das corridas eu já posso usar para abastecer o carro, pagar contas e usar no transporte público”, afirmou Mendonça.

O prefeito Marcelo Crivella, que entregou o cartão a Mendonça, disse que o RioCard Duo “coloca os taxistas em um momento muito acima no negócio deles”, já que muitos não conseguem receber recursos de chamadas via aplicativo e pagas com cartões de crédito ou débito.

LEIA TAMBÉM:

Crivella beija mãe de santo: ‘Discriminar o negro é discriminar a si mesmo’

Crivella propõe a Bolsonaro pacto federativo pelo Rio

Prefeitura estuda área no Porto para a construção de 5 mil casas populares

Melhorias no sistema de táxi

A criação do Riocard Duo não é a primeira medida da Prefeitura para beneficiar os taxistas. Em abril de 2017 passou a funcionar o aplicativo Taxi.Rio, para intermediação de solicitações de corridas. Mais de 23 mil taxistas aderiram, de forma facultativa, melhorando as condições de competir com empresas como Uber, 99 e Cabify. Os descontos no Taxi.Rio chegam a 40%.

Em julho de 2017, a Secretaria Municipal de Transportes aumentou a vida útil dos táxis de seis para oito anos, reduzindo as perdas financeiras da categoria. De abril a julho de 2018, foi feito o recadastramento de 10.068 auxiliares de táxi, pela primeira vez de forma presencial, melhorando o combate aos piratas.

Desde outubro, os taxistas podem escolher entre o envelopamento e a pintura do veículo. O envelopamento era uma reivindicação antiga da categoria, que tinha prejuízo na revenda do carro, já que os veículos pintados na cor amarela tendem a se desvalorizar.

Como funciona o Riocard Duo

Há duas funções distintas no RioCard Duo. Uma delas é a de cartão pré-pago para compras em estabelecimentos comerciais físicos ou na internet e pagamentos de boletos ou contas de consumo. Nesses casos, não será cobrada taxa nas compras (salvo impostos nas transações internacionais). Há isenção de tarifas para até três pagamentos de contas por mês. O cartão pode ser usado em todos os modais de transporte (ônibus, BRT, trem, metrô, barcas, VLT e vans legalizadas).

A ativação e o uso do RioCard Duo são bem simples. Basta seguir o passo a passo do aplicativo e as instruções divulgadas pela RioCard no atendimento presencial ao taxista ou no site www.riocardduo.com.br/taxi. O atendimento ao taxista será realizado em frente à sede administrativa da Prefeitura, na Cidade Nova, de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, até 21 de dezembro.

O pagamento de boletos, a solicitação de saldo, os extratos e as transferências são realizadas por meio do App RioCard Duo (pode ser baixado na Apple Store ou na Play Store). As transferências entre cartões RioCard Duo serão gratuitas, e os saques poderão ser feitos nas máquinas do Banco24Horas ou qualquer caixa eletrônico vinculado à Rede Plus (alguns serviços podem ser tarifados).