Novo RioCard valerá também como cartão de débito | Diário do Porto


Mobilidade

Novo RioCard valerá também como cartão de débito

Com créditos em dinheiro, pode ser usado para o pagamento de despesas, fazer compras em mercados, farmácias, pagar contas de consumo e até colocar recarga no celular

1 de novembro de 2018

Prefeito Crivella experimenta (Foto: Michel Filho/Prefeitura do Rio)

Compartilhe essa notícia:


Foto Crivella Riocard Mais
Prefeito Crivella experimenta o modelo do novo cartão (Foto: Michel Filho/Prefeitura do Rio)

O mesmo cartão que dá direito à passagem de ônibus para trens, ônibus, metrô, VLT, barcas e vans vai passar a valer também como cartão de débito. Chega às mãos de cariocas e fluminenses no início de 2019 o RioCard Mais, trazendo um novo conceito de pagamento de passagens no transporte público realizado por um cartão de débito pré-pago.

A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (1º de novembro), no Palácio da Cidade, em Botafogo. Uma vez abastecido com créditos em dinheiro, o cartão poderá ser usado para o pagamento de outras despesas, fazer compras em mercados, farmácias, pagar contas de consumo e até colocar recarga no celular.

Além das compras feitas em lojas ou pagamento de contas, o cartão RioCard Mais ainda poderá ser utilizado para pagamento de serviços recorrentes como streaming e TVs a cabo, aplicativos de taxi ou similares, e fazer saques na rede 24Horas.

Para o prefeito Marcelo Crivella, o cartão RioCard Mais vai trazer comodidade e praticidade aos usuários do sistema, que poderão utilizá-lo em todos os modais. “Todas as pessoas terão acesso, tanto o passageiro de ônibus mais humilde quanto o mais rico. O dinheiro do Vale Transporte depositado pelo patrão é dele,  não fica resíduo para o empresário de ônibus”, explicou.

Transparência: fim da ‘caixa preta’ dos ônibus

Ainda segundo ele, com o RioCard Mais, o desempregado vai ter um cartão que vai possibilitar a ele usar no transporte e também como cartão de débito pré-pago. “Isso é importante para Prefeitura, porque, com o cartão, saberemos a quantidade de passageiros, as viagens, as gratuidades, que darão parâmetro à negociação da tarifa. Ou seja, acabou a caixa preta dos ônibus”, afirmou.

A novidade vai dar mais transparência à bilhetagem no transporte público, livrando o Rio da chamada caixa preta dos ônibus. “O governo passado foi o do ‘PAC Carioca, o Plano de Aceleração da Corrupção e Custeio’. Houve uma ambição insaciável, trágica, uma roubalheira que a todos humilhava. Isso já era. O Rio agora marcha com bravura, dignidade, com verdade”, disse, ao criticar seu antecessor, Eduardo Paes, candidato derrotado às eleições para o Governo do Estado.

“O RioCard Mais oferecerá ao cidadão carioca uma inclusão financeira que resgata definitivamente a sua dignidade, e permite sua integração ao sistema financeiro. É um cartão pré-pago, e o usuário só gastará o que for previamente carregado”, descreveu Daniel Werneck, gerente de negócios do RioCard.

Mais 120 ônibus com ar-condicionado

Durante o lançamento do Riocard Mais, o RioÔnibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) anunciou a entrega de mais 120 ônibus da nova frota da cidade, todos com ar-condicionado, wi-fi, carregadores para celular e novas cores para facilitar a identificação pelos passageiros.

Na ocasião, Claudio Callak, presidente do RioÔnibus, entregou ao prefeito um cartão RioCard Duo, já existente no mercado, com mais de dez mil unidades validadas – que vai ser ampliado e aperfeiçoado com o RioCard Mais.

O Duo tem funcionado como uma experiência no mercado, e hoje só pode ser adquirido na loja do RioCard no Centro. A versão Mais terá outras opções: poderá ser encontrado em todas as lojas do sistema, nas máquinas de recarga em pontos conveniados e via internet. A aquisição do cartão será gratuita, por meio de cadastro simples, sem consulta ao SPC/Serasa.

Como vai funcionar o RioCard Mais

O novo cartão poderá ser recarregado no site Recarga Fácil (www.recargafacil.riocard.com).  Para as demais funções, basta ativar o cartão com um CPF e carregá-lo com o valor desejado por meio de aplicativo ou site.

O RioCard Mais, que pode ser cadastrado como uma conta digital para recebimento de salários e outras receitas, será aceito em qualquer estabelecimento comercial ligado à sua respectiva bandeira. Mais informações estão disponíveis no site www.cartaoriocard.com.br.

Fonte: Prefeitura do Rio, com Redação

 


/