
A Guarda Municipal do Rio promove este mês um Curso Especial de Operações Costeiras para habilitar 90 guardas municipais a atuar na costa da cidade. Em parceria com a Capitania dos Portos da Marinha, o projeto faz parte do Plano de Gerenciamento Costeiro e municipal.
O objetivo é estabelecer regras de uso e ocupação da zona costeira e da orla marítima. Com a capacitação, os guardas poderão proteger banhistas e apoiar a Capitania dos Portos na fiscalização de embarcações. Atividades econômicas e de lazer no ambiente costeiro também poderão ser fiscalizadas.
As aulas já começaram, dia 10, na sede da Guarda, em São Cristóvão, e vão até o dia 21. A parte de legislação e normas de segurança será ministrada pelo Departamento de Segurança Aquaviária da Capitania dos Portos. Já a parte prática será coordenada pelo Grupamento de Operações Especiais, da própria Guarda. Atendimento pré-hospitalar em ambiente marítimo, técnicas de natação utilitária e escola de embarcações serão algumas das disciplinas.
Curso para tripulação de embarcações
LEIA MAIS:
Guarda Municipal volta a ser azul e tem carros novos
Marginais provocaram vazamento na Baía de Guanabara
Os Veios Abertos da Baía de Guanabara
Atualmente, a utilização de embarcações na rotina operacional da GM-Rio acontece em ações especializadas. Como no caso de apoio das equipes do GOE à Defesa Civil e do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) com necessidade de acessar lagoas ou rios para resgate de animais silvestres e outros tipos de ações de proteção da fauna e da flora.
O GOE conta hoje com três botes operacionais, sendo dois deles doados pela Defesa Civil Municipal, com capacidade para transportar de quatro a sete pessoas, e contam com motor de 15HP.