Diário do Porto

Rio sediará a Copa do Mundo das Lendas, com craques do futebol

Copa do Mundo das Lendas promete reunir Romário, Kaká, Seedorf, Saviola e outros craques do futebol mundial. — Foto: Montagem

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a primeira edição da World Legends Cup, torneio internacional que promete reunir grandes nomes da história do futebol mundial em 2026. A competição, batizada de Copa do Mundo das Lendas, terá formato voltado ao entretenimento e a ações de impacto social.

O anúncio oficial será feito na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, quando um grupo de ex-jogadores desembarca na capital fluminense para uma coletiva fechada para convidados.

Troféu da Copa do Mundo das Lendas, criado exclusivamente pelo artista plástico Antonio Moreno De Turco. — Foto: Divulgação

Entre os nomes confirmados estão Clarence Seedorf, sócio e embaixador do projeto, além de Romário, Bebeto, Kaká, Cafu, Júnior, Adriano, Emerson, Ricardo Rocha, Athirson, Fadiga, Javier Saviola, Nwankwo Kanu e Alessandro Nesta.

A edição inaugural da World Legends Cup contará com oito seleções nacionais e a participação de mais de 170 ex-jogadores, que voltarão aos gramados representando seus países em partidas festivas e eventos paralelos.

O troféu da competição foi criado exclusivamente pelo artista plástico Antonio Moreno De Turco, e será apresentado oficialmente durante o evento no Rio.

O Rio de Janeiro foi escolhido por já ser palco de grandes eventos internacionais, incluindo os esportivos. A cidade dará visibilidade à nova iniciativa para promover o futebol, com ações que unem esporte, memória e entretenimento.

Ainda não se sabe se o  World Legends Cup tem ou terá vínculo oficial com a FIFA, entidade máxima do futebol mundial. Há outros eventos de jogadores veteranos com nomes semelhantes, como a Legends Cup realizada na Rússia, de caráter independente. A própria FIFA já realizou a sua versão, a FIFA Legends Cup. 

A edição inaugural ocorreu em dezembro de 2022, em Doha, durante os dias de descanso da Copa do Mundo do Catar, em formato de competição de exibição, com partidas reduzidas — seis contra seis, em campo menor e com duração de 30 minutos. O torneio reuniu ex-jogadores de elite como Cafu, Kaká, Iker Casillas, Carles Puyol e Didier Drogba, e, segundo o presidente da entidade, Gianni Infantino, teve como objetivo valorizar o legado do esporte.


LEIA TAMBÉM:

Nubank vai inaugurar sede de cinco andares no Centro do Rio

Projeto leva turismo com drones às lajes das favelas

Edifício Touring reabre como complexo gastronômico do Grupo Belmonte

Sair da versão mobile