Rio receberá workshop MIT Reap, em 2023 | Diário do Porto


Empreendedorismo

Rio receberá workshop MIT Reap, em 2023

Evento do MIT reunirá especialistas em tecnologia no Rio, com delegações de outros seis países para discutir inovação e empreendedorismo

20 de junho de 2022

Hector Gustão, da Fábrica de Startups, estará no evento no próximo mês de janeiro (foto: Fábrica de Startups/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A cidade do Rio de Janeiro será o próximo palco do encontro do MIT Reap, programa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para aceleração de startups. O evento ocorrerá em janeiro de 2023, com duração de 3 dias e especialistas do MIT e delegações de 7 países para discutir estratégias de aceleração em setores como energia, agronegócio, TI e saúde.

Em 2020, o Rio já havia sido selecionado para sediar o evento Reap, programa de empreendedorismo internacional do MIT. O objetivo do projeto é estimular iniciativas focadas em energia e sustentabilidade, e o workshop do ano que vem é apenas o início desta ideia. Em paralelo ao evento principal, haverá uma agenda com o corpo docente do MIT.


LEIA TAMBÉM:

CCBB apresenta peça sobre lendas e mitos amazônicos

Porto Maravilha recebe nova empresa de tecnologia e gestão

Alerj investiga a Enel, cuja concessão expira em 2026


O MIT Reap e o Rio de Janeiro

A proposta do programa MIT Reap Rio é reunir membros do ecossistema local com a metodologia REAP, que inclui cinco agentes: governo (deputado federal Paulo Ganime e Investe.rio, representante da Prefeitura), empresa (Vibra Energia, Furnas e Petrobras), empreendedor (Fábrica de Startups e Energy Hub), universidade (Coppe/UFRJ) e fundos de investimento (MSW Capital).

O CEO da Fábrica de Startups, Hector Gusmão, conta que o projeto já tem dado certo em outros países, com culturas bem diferentes. “O programa do MIT tem grandes cases em países como Chile e Israel. No Rio de Janeiro, tem o foco de transformar a região em uma referência de ecossistema de inovação em energia e sustentabilidade, um DNA forte do Rio”.

Além do Brasil, no MIT Reap participam representantes da Irlanda do Norte, Estados Unidos, Arábia Saudita, Egito, Bélgica e Colômbia.

 


/