De 18 de setembro a 8 de outubro, o porto do Rio receberá o Logos Hope, considerado a maior livraria flutuante do mundo, com mais de 5 mil livros a bordo. O navio ficará aberto à visitação pública, oferecendo também acesso a salas de teatro, concertos e conferências.
Nas cidades em que aporta, a embarcação monta uma estrutura para doação de livros ou para venda a baixo custo. A tripulação é composta por 440 voluntários de vários países, que trabalham em um projeto humanitário mantido por uma organização sem fins lucrativos de origem alemã.
Antes do Rio, o navio atracará em Santos. Depois, seguirá para Vitória, Salvador e Belém. O Logos Hope iniciou no ano passado uma volta pelos países da América Latina, começando pela Colômbia.
LEIA MAIS:
Uso de penas naturais pode ser proibido no Carnaval
Edital da Prefeitura do Rio: até R$ 54,7 milhões a projetos de cultura
MPF move ação contra empresa que polui a Baía de Guanabara
Os responsáveis pela iniciativa informam que o navio já foi visitado por cerca de 47 milhões de pessoas em 150 países, nos 40 anos do projeto. A maior parte dos livros disponíveis está em inglês, mas há uma oferta na língua de cada lugar onde o projeto é realizado.
As obras são voltadas para desenvolvimento profissional e pessoal, como forma de educação complementar. Há sempre uma preocupação também com as crianças, que são recebidas com um acervo especial para elas.
Além de receber visitantes, a tripulação também realiza ações diárias em locais próximos ao porto, como visitas a orfanatos, asilos, escolas, hospitais e até prisões. Nesses locais, procuram participar de trabalhos comunitários e também fazem doações de livros.