Rio recebe novas tendências para o mercado portuário | Diário do Porto


Inovação

Rio recebe novas tendências para o mercado portuário

Entre os dias 14 e 16 o Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, recebeu a 15ª edição da Marintec South America, principal evento da América do Sul, reúne empresas do setor naval e offshore para apresentar ações focadas no aumento da produtividade, da qualificação profissional, do fomento de novas tecnologias, de investimentos e da demanda e oferta para toda a cadeia

14 de agosto de 2018



Compartilhe essa notícia:


Antiga Navalshore, a Marintec reuniu mais de 100 expositores de 7 países em 2017 (Foto: Divulgação)

 O setor naval brasileiro tinha 61,5 mil vagas em 2014 e fechou 2016 com 31,5 mil. Grande parte dessa queda ocorreu no Estado do Rio de Janeiro, onde 23 mil vagas foram fechadas, e o contingente de 31 mil trabalhadores caiu para apenas 8 mil. É neste cenário que foi realizada a 15ª edição da Marintec South America, principal evento da América do Sul dedicado aos setores da construção naval, manutenção e operações portuárias, entre os dias 14 e 16 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.

Ponto de encontro desta indústria, o evento reúne armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores, nacionais e internacionais para promover o aumento da produtividade, da qualificação profissional, do fomento de novas tecnologias, de investimentos e da demanda e oferta para toda a cadeia. Na última edição, realizada em 2017, o evento reuniu mais de 100 expositores de sete países e contou com a circulação de 5.500 profissionais. O conteúdo será dividido nos três dias de evento em palestras, workshops e estudos de caso.

Uma das empresas presentes é a Berkeley Research Group – BRG, que levou ao encontro discussões importantes, como o potencial do mercado e novas tecnologias no setor portuário. Entre as novas tecnologias a empresa destacará a propulsão híbrida para navios, tendência vinda da preocupação mundial com a preservação do meio ambiente.

LEIA MAIS

Construção naval tem encontro marcado no Rio

Mais sobre a Marintec

Neste ano, participam, por exemplo, o gerente Setorial da Petrobras, Gerson Rentes Borges, e o diretor de Gestão de Contratos da Pré-Sal Petróleo – Ministério das Minas e Energia, Hercules Tadeu Ferreira da Silva, para falar sobre o cenário atual do setor de óleo e gás.

O gerente de Engenharia de Manutenção e Utilidades da Natura, William Franco, e o professor do Senai, George Santos, vão ministrar workshops com o tema a Indústria 4.0. O gerente do Departamento de Gás, Petróleo e Cadeia Produtiva do BNDES, Luiz Marcelo Martins, aborda a questão de novos investimentos e financiamentos no setor naval.

Também participarão do evento os diretores da BRG Tito Cardoso, que atua nas áreas de consultoria para desenvolvimento e gestão de projetos, e Claudio Graeff, responsável pela área de desenvolvimento de empreendimentos e presidente do Comitê de Logística e Competitividade da Associação Brasileira do Agronegócio-ABAG. Graeff falará sobre novos players e potenciais mercados, levando uma análise do impacto do agronegócio no setor naval.

A programação completa e as inscrições estão no site oficial do evento www.marintecsa.com.br.

Atualizado em 17/08/18


/