
Se um palco só já faz barulho, imagine um verdadeiro tour musical pelas principais casas noturnas e bares com sonoridade garantida na noite carioca? Pois é o que o público vai poder “degustar” na semana de 23 a 30 de novembro, na Rio Music Week, que reúne 20 palcos da cidade em um festival com mais de 60 artistas.
Palcos como Circo Voador, Odisseia, Rio Scenarium e Carioca da Gema, na Lapa, receberão novos nomes da cena musical. Cariocas, turistas e participantes do Midem terão a oportunidade de vibrar com música de qualidade dos mais diferentes gêneros, como samba, bossa nova, jazz, MPB, rock, rap, funk carioca e música experimental.
O evento marca também a primeira edição no Brasil do Midem Latin American Forum, evento internacional de negócios de música que é realizado na França há mais de 50 anos. A iniciativa do Sebrae acontece nos dias 26 e 27 no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, na Praça Tiradentes.

Público anual chega a 800 mil pessoas
A Rio Music Week é organizada pela recém-criada rede Palcos do Rio – Music Venue Network. O objetivo é gerar visibilidade para os artistas e oportunidades para selos, gravadoras e outros segmentos da indústria da música, como para os palcos, onde acontecerão os shows.
A cada ano esses 20 palcos movimentam mais de 800 mil pessoas na cidade, gerando empregos, impacto positivo na imagem do Rio e movimentando a economia criativa local.
Para a gerente de Economia Criativa do Sebrae/RJ, Heliana Marinho, a proposta da rede e do Rio Music Week contribui para o desenvolvimento da cadeia produtiva da música.
“No programa Estrombo já identificamos o potencial de negócios e inovação na indústria da música. Com essa iniciativa dos palcos e do Midem, passamos a integrar ainda mais a cadeia produtiva, gerando negócios e visibilidade para a música produzida no Estado do Rio”, diz ela.
A ação é parte do Programa de Apoio aos Palcos de Música do Estado do Rio – Palcos do Rio – iniciativa que tem como objetivo fomentar a música ao vivo e que tem consultoria do Sebrae no planejamento estratégico. A Rio Music Week também tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
Midem reúne 80 países em Cannes há 53 anos
Com mais de 80 países reunidos anualmente em Cannes há 53 anos, o Midem tem a missão de potencializar negócios. Com isso, apoia o desenvolvimento de mercados musicais internacionais, graças a um programa único pautado em inspiração, compartilhamento de conhecimento, networking, conferências e reuniões.
O Midem agora embarca em uma nova empreitada por meio de um programa de longo-prazo chamado ‘The Midem Latin American Forum’, cujo objetivo é estabelecer laços mais fortes entre profissionais latino-americanos e internacionais. A ideia é contribuir com a estruturação de ecossistemas da música local e regional, além de negócios internacionais na América Latina.
SERVIÇO:
Veja a programação completa e informações sobre ingressos e descontos em www.riomusicweek.com.br
RIO MUSIC WEEK / PALCOS DO RIO – MUSIC VENUE NETWORK
Audio Rebel
Aparelho
Beco das Garrafas (Bottle’s e Little Club)
Blue Note Rio
Carioca da Gema
Casa Música & Inovação
Circo Voador
Duck Walk Pub
Dumont Arte Bar
Etnohaus Jazz Out / Hotel Vila Galé
Jungle Garden Pub
Manouche
Olho da Rua
Pub Punqs
Rio Scenarium
Sala Municipal Baden Powell
Saloon 79
Teatro Odisseia
Teatro Solar de Botafogo
Teatro Sonora (Conservatória, Valença, RJ)
Palcos do Rio –Music Venue Network – www.facebook.com/PalcosdoRio
Rio Music Week – www.facebook.com/RioMusicWeek
Empreendimentos parceiros
Bar Semente
RKF Consultoria
Brilliant Machine
Maracatu Brasil
Agência Tsuru
Festival Alternativo Rock Clube
Tour Upgrade