A Rio Oil & Gás 2022, principal evento da indústria de Petróleo e Gás do País, já tem confirmados pelo menos 320 expositores, o mesmo número registrado na última edição presencial realizada em 2018. Com sede nos Armazéns do Porto, o encontro começa dia 26 de setembro e é um dos maiores da cidade. As informações são da coluna do jornalista Ancelmo Góis em “O Globo”. Na última edição de 2020, que foi completamente on-line, a Rio Oil & Gás contou com a participação de empresas, entidades e instituições de 45 países e teve mais de 10 mil visitantes virtuais.
A Rio Oil & Gás ocupará os armazéns 1, 3, 4 e 5 do Píer Mauá, o Armazém Kobra e Armazém da Utopia. Com isso, será o maior espaço já ocupado por um evento no Porto que já recebeu fora as Olimpíadas Rio 2016. O Boulevard Olímpico iá recebeu grandes festas como o Mondial de La Bière e o Rio Gastronomia. Por conta da volta da temporada de Cruzeiros eles acabaram tendo que mudar de endereço ano passado.. Mas a passagem dos grandes navios pelo Rio acabou suspensa na metade de janeiro por conta do aumento de casos causado pela variante Ômicron do Coronavírus.
A indústria de petróleo e gás será o um dos motores da retomada econômica do Rio no pós-pandemia. Segundo dados do último “Anuário do Petróleo no Rio 2021”, documento elaborado pela Firjan, o Rio tem R$ 50 bilhões de investimento previstos para o biênio 2022/2023. O maior deles será no Polo Gaslub, em Itaboraí, onde antes estava instalado o Comperj da Petrobras. O Rio de Janeiro responde hoje por 80% da produção brasileira de óleo bruto.