Rio fará encontro internacional sobre política de alimentação | Diário do Porto


Sustentabilidade

Rio fará encontro internacional sobre política de alimentação

Evento promovido pela Prefeitura no Museu de Arte do Rio (MAR), nos próximos dias 29, 30 e 31, terá debates sobre segurança alimentar nas cidades

23 de maio de 2019

Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, coração do Porto Maravilha (foto Aziz Filho)

Compartilhe essa notícia:


O Museu de Arte do Rio (MAR), no Porto Maravilha, sediará nos próximos dias 29, 30 e 31 de maio o 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana. O evento é promovido pela Prefeitura do Rio.

Mais de 70 especialistas internacionais estarão envolvidos nos debates que incentivam a troca de experiências em políticas para a alimentação sustentável. Serão apresentadas soluções que considerem critérios como a diversidade, o respeito à natureza e a minimização do desperdício.

Estarão presentes entidades como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Também participarão do encontro representantes de cidades da América Latina e da Europa, além de instituições brasileiras ligadas à área de alimentação.

O Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana foi assinado em outubro de 2015 na cidade italiana que dá nome ao documento e representa um dos legados mais importantes da EXPO 2015, evento mundial cujo tema foi “Nutrir o Planeta, Energia para Vida”.

A Expo, ou Exposição Universal, acontece desde 1851, quando houve a primeira edição em Londres. Com duração de 6 meses, é realizada a cada 5 anos, sempre desenvolvendo um tema que seja de interesse para todos os países.


LEIA MAIS:

Uma receita simples para Witzel e Crivella no Porto

Cais do Valongo, no Porto Maravilha, recebe obras de R$ 2 milhões

Movimento quer Almirante Negro reconhecido como herói nacional


No próximo, em Dubai,  capital dos Emirados Árabes Unidos, de 20 de outubro de 2020 a 10 abril de 2021, o tema será “Connecting Minds, Creating the Future” (‘Conectando Mentes, Criando o Futuro), com três pilares: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade.

No Fórum do Rio, palestras, mesas-redondas e workshops discutirão durante três dias temas como “Alimentação e identidade”, “Território e sustentabilidade” e “Realizações e desafios dos sistemas de alimentação urbana da América Latina”.

Ao final do evento, as autoridades participantes assinarão a Declaração do Rio, documento com compromissos gerais para uma aliança latino-americana das cidades signatárias do Pacto de Milão.

Os participantes do Fórum terão também oportunidade de conhecer iniciativas da Prefeitura do Rio para a segurança alimentar. Uma delas é o Programa de Restaurantes Populares que, desde a municipalização na atual gestão, serviu 2,7 milhões de refeições a preços simbólicos.

Outro exemplo é o Programa de Alimentação Escolar, que oferece diariamente 1,5 milhão de refeições em unidades de ensino.

Já o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas gera trabalho e renda por meio do consumo de produtos saudáveis e sustentáveis e reúne mais de 200 pontos de venda de produtos certificados.


/