Rio e Itaguaí fecham 2021 entre os 10 maiores portos do País | Diário do Porto


Portos

Rio e Itaguaí fecham 2021 entre os 10 maiores portos do País

Portos do Rio e Itaguaí movimentaram quase 60 milhões de toneladas de carga em 2021. Terminal da cidade da Região Metropolitana ficou em 2º no ranking

16 de fevereiro de 2022

Porto de Itagauí, no sul do Rio, é o maior em movimentação de minério de ferro do País (foto: CDRJ/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Os portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro ficaram, respectivamente, na 2ª e 9ª posição do ranking dos maiores portos públicos em movimentação de cargas do País em 2021. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com o bom desempenho dos seus dois maiores portos, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que também administra os Portos de Niterói e Angra dos Reis, possui o 2º maior complexo portuário público do país em volume de cargas movimentado.

Sobre o Porto de Itaguaí, que já se consolidou como o maior porto público brasileiro na movimentação de minério de ferro, o relatório da agência reguladora aponta que foram movimentadas 51,7 milhões de toneladas de cargas em geral, um incremento de 11,9% em comparação com 2020. Ainda de acordo com o painel estatístico, o Porto do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 27,53%, em relação ao ano de 2020.

Segundo o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, “o resultado positivo é reflexo do trabalho sério desenvolvido pela companhia e pelos parceiros da cadeia logística de comércio exterior, que vêm atuando no objetivo comum de melhorar a infraestrutura portuária e incrementar a movimentação de cargas, e a tendência é de que o ritmo de crescimento se mantenha este ano”.

O diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva, ressalta que “ser a segunda maior Autoridade Portuária do país em termos de volume movimentado mostra a relevância da empresa para o setor portuário nacional e para o comércio exterior brasileiro”.

Minério de Ferro responde por quase 90% da movimentação de Itaguaí

Dos 51,7 milhões de toneladas movimentadas no Porto de Itaguaí, 44,8 milhões foram de minério de ferro, o que corresponde a 87% do total e a um aumento de 11,7% em relação ao total do insumo transportado em 2020. Destaca-se também o aumento de 44% na movimentação de carga conteinerizada no Porto do Rio de Janeiro. Vale mencionar ainda o incremento de 38% na importação de trigo.

O Estatístico Aquaviário da Antaq é uma ferramenta online de utilidade pública para consulta de dados atualizados do setor aquaviário, com informações sobre movimentação portuária, navegações de longo curso e cabotagem, atracações de navios, tarifas, indicadores e tempos operacionais de navios. O painel pode ser acessado pelo link: http://anuario.antaq.gov.br


LEIA TAMBÉM: 

Alerj vai doar R$ 30 milhões às vítimas de Petrópolis

Novo edital do S.Dumont/Galeão pode ter propostas de GT extinto

Rio teve menor gasto em conservação e infraestrutura desde 2016

 

 


/