Rio e Enel X firmam parceria por eficiência energética | Diário do Porto


Energia

Rio e Enel X firmam parceria por eficiência energética

Governador Cláudio Castro assinou compromisso com Enel X para elaboração de projetos que melhorem a eficácia energética em 1,6 mil edifícios públicos do estado

10 de novembro de 2021

Cláudio Castro exibe termo de compromisso assinado com a italiana Enel X (divulgação)

Compartilhe essa notícia:


OGoverno do Estado e a empresa Enel X, divisão global de soluções energéticas da concessionária, assinaram hoje em Roma, na Itália, um compromisso de parceria para a elaboração de projetos de eficiência energética para cerca de 1,6 mil prédios públicos das secretarias e órgãos da Educação, Segurança e Saúde. A proposta foi apresentada durante visita do governador Cláudio Castro à sede da empresa de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados projetos de geração distribuída de energia elétrica, com foco na compensação do consumo, e entregue a proposta de abertura de Manifestação de Interesse Privado (PMI) para autorização de estudo técnico, que deve ser concluído em até 90 dias após publicação no Diário Oficial. Em seguida, a fase de construção e a seleção dos projetos e tecnologias seguem as etapas de consulta pública e licitação.

“A manifestação de interesse é o início de uma parceria que vai ajudar a reduzir em até 50% os custos com energia em escolas, hospitais e unidades da Polícia Militar. Diminuindo esses gastos, temos a oportunidade de investir mais em outras necessidades, como no patrulhamento ostensivo, modernização de colégios e compra de equipamentos e materiais para unidades de saúde. Será uma economia significativa no consumo de energia, que trará ganhos para a população fluminense e para a administração pública”, afirmou o governador.

Entre as ações já mapeadas estão a modernização do sistema de iluminação, incluindo a troca de lâmpadas e luminárias antigas por outras de LED, e do sistema de refrigeração e aquecimento de água, além da instalação de novos aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores eficientes e a implementação de painéis solares nos prédios públicos.

“Apresentamos hoje essa manifestação de interesse para que a administração estadual avalie a viabilidade da concessão e, após essa autorização, a Enel X levante todos os pontos deste estudo voltado para a geração distribuída de energia elétrica para compensação do consumo, eficiência energética e implantação de tecnologias de prédios inteligentes”, explicou o diretor-presidente da Enel X, Francisco Scroffa.

Os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, também participaram da visita.


LEIA TAMBÉM:

Fundo árabe é o novo controlador do Metrô Rio

Lei obriga câmeras de segurança em ferros-velhos

Reviver Centro tem mais um pedido de licenciamento