Diário do Porto

Rio discutirá empregos verdes em Fórum de Líderes Locais da COP30

MAM rio de janeiro foto divulgação

Fórum de Líderes Locais da COP30 será realizado no MAM do Rio de Janeiro, nos próximos dias 3, 4 e 5 de novembro (foto: Divulgação)

Aziz Filho

O Rio de Janeiro será, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, o centro das discussões globais sobre o futuro climático do planeta. A cidade sediará o Fórum de Líderes Locais da COP30, que reunirá centenas de prefeitos, governadores e autoridades de diversas partes do mundo com o objetivo de destacar soluções climáticas locais e acelerar o avanço rumo às metas internacionais estabelecidas no Acordo de Paris. O evento será realizado no MAM (Museu de Arte Moderna), no Aterro do Flamengo, com previsão de reunir até 2,5 mil pessoas por dia.

O encontro ocorre em um momento em que novas estimativas divulgadas pela rede C40 Cities mostram que 81 das maiores cidades do planeta já criaram 21 milhões de empregos verdes de qualidade nos últimos três anos — resultado que coloca os governos locais no caminho para alcançar a meta de gerar 50 milhões de novos postos de trabalho sustentáveis até 2030.

O marco foi anunciado às vésperas da Cúpula Mundial de Prefeitos C40, evento que ocorre junto ao Fórum de Líderes Locais da COP 30, também no Rio de Janeiro, e confirma que a ação climática liderada pelas cidades está impulsionando oportunidades econômicas. De acordo com o relatório Global Good Green Jobs in C40 Cities, desenvolvido pela C40 em parceria com a Circle Economy, mais de 10% dos empregos nos centros urbanos analisados já são considerados verdes.

Os avanços são puxados principalmente pelos setores de gestão de resíduos, energia, transporte e construção — todos diretamente afetados pela transição para uma economia de baixo carbono:

Segundo Sadiq Khan, prefeito de Londres e copresidente da C40, a criação de empregos sustentáveis é essencial para um futuro mais justo e resiliente. “Prefeitos estão entregando progressos tangíveis e mensuráveis que constroem um futuro mais justo e verde”, afirmou também Mark Watts, diretor-executivo da C40.

O compromisso de gerar 50 milhões de empregos verdes foi assumido em 2022, na Cúpula de Buenos Aires, e desde então os governos locais avançaram em políticas que já responderam pela criação de 13,5 milhões de empregos diretos e 7,6 milhões indiretos em cadeias produtivas da economia verde.

Apesar dos resultados positivos, o relatório chama atenção para desafios importantes, como desigualdades de gênero e lacunas de equidade. Homens ainda ocupam 60% dos empregos verdes e os jovens seguem enfrentando barreiras de acesso. O estudo destaca ainda a necessidade de garantir condições dignas aos trabalhadores informais — que compõem mais de 60% da força de trabalho global — para que a transição seja justa e inclusiva.

COP30 traz diplomacia climática com foco em ação

O Fórum de Líderes Locais da COP30, anunciado durante a Semana de Ação Climática de Londres, será coorganizado pela Presidência brasileira da conferência do clima e pela Bloomberg Philanthropies. O evento busca reforçar o papel de cidades, estados e regiões como agentes centrais para metas globais, como:

Realizado às vésperas da Cúpula Mundial de Líderes COP 30, o fórum reforça o multilateralismo e pretende acelerar a implementação do Acordo de Paris por meio de cooperação mais estreita entre governos nacionais e subnacionais — com foco especial na ampliação do financiamento climático e na entrega de benefícios concretos para populações locais.

Sair da versão mobile