A Prefeitura do Rio lançou no Porto Maravalley , no Santo Cristo, o primeiro edital do programa Rio.IA. O objetivo é selecionar até oito startups que desenvolvam soluções de Inteligência Artificial (IA) voltadas para a indústria.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT) com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto ECOA, da PUC-Rio.
Dinheiro para Provas de Conceito (PoCs)
O edital é uma oportunidade de injeção de capital para tirar ideias do papel. Cada uma das oito startups selecionadas receberá R$ 80 mil. O recurso deve ser usado para desenvolver “Provas de Conceito” (PoCs) — ou seja, testar a viabilidade técnica de produtos ou métodos que usem IA para resolver problemas reais da Indústria 4.0. Todo o processo terá acompanhamento técnico do ECOA-PUC-Rio.
Mapa da IA no Brasil e o cenário tecnológico no Rio
Além do financiamento, o Porto Maravalley está apresentando uma pesquisa nacional inédita, mapeando cem cases de uso de IA em empresas brasileiras, incluindo experiências sediadas na cidade.
“Estamos criando um hub de inovação carioca voltado ao desenvolvimento de soluções de inteligência artificial para a indústria. A ideia é que, a partir destas novas tecnologias, a indústria aumente a sua produtividade”, explica a secretária Tatiana Roque.
Para Leonardo J Melo, head do Rio.IA, o edital reforça a presença do Rio na agenda tecnológica: “A expectativa é que, ao se consolidar como hub nacional, o Rio.IA impulsione novos negócios e atraia investimentos internacionais”.
O que é o Rio.IA?
Em operação há quatro meses no Porto Maravalley, o Rio.IA nasce alinhado à Nova Indústria Brasil (NIB) do Governo Federal. O projeto visa transformar a cidade em referência no uso ético, responsável e inclusivo da tecnologia, aproximando a pesquisa acadêmica (como a da vizinha IMPA Tech) das necessidades do mercado.
LEIA TAMBÉM:
Renda de pessoas negras sobe no Rio, mas desigualdade permanece
Aluguel por curto prazo aumenta 20% e acirra disputa com hotéis
São Cristóvão é o novo centro de investimentos da Caixa Econômica
