Rio assina compromisso por economia verde | Diário do Porto


Meio Ambiente

Rio assina compromisso por economia verde

Prefeito Eduardo Paes assina “Declaração de Desinvestimento de Combustíveis Fósseis, Investindo em um Futuro Sustentável”

26 de outubro de 2021

Rio assina documento em que se compromete a "descarbonizar" economia (MAQUA/UERJ)

Compartilhe essa notícia:


Em evento organizado pelo chamado C40, grupo que reúne as principais cidades do mundo, o prefeito Eduardo Paes assinou a “Declaração de Desinvestimento de Combustíveis Fósseis, Investindo em um Futuro Sustentável”. Com o documento, apresentado às vésperas da COP 26, conferência sobre mudanças climáticas que será realizada no final do mês em Glasgow, o Rio de Janeiro reforçou seu compromisso de aumentar os investimentos em soluções climáticas baseadas na economia verde. Uma das propostas é cortar os investimentos municipais a empresas de combustíveis fósseis.

O Rio foi a primeira cidade da América Latina a aderir ao compromisso. “Estamos empenhados em alavancar os mercados financeiros na direção certa: justiça climática impulsionada por finanças verdes”, destacou Paes.

O prefeito carioca lembrou que, quando presidiu o C40, criou, em 2016, o C40 Cities Finance Facility – intermediário de confiança entre as cidades e o setor financeiro, para impulsionar ações das cidades globais no enfrentamento das mudanças climáticas.

Rio investe em futuro verde

“Hoje, temos cidades, entidades religiosas e diversas organizações se comprometendo a financiar a transição da economia. O Rio tem o prazer de ser a primeira cidade da América Latina a assinar esse compromisso. Estamos comprometidos em alocar recursos no desenvolvimento sustentável, com educação, reflorestamento. Teremos R$ 5,4 bilhões [para investir] em saneamento básico, saúde, mobilidade urbana”,  destacou o prefeito do Rio.

Com a adesão, a cidade do Rio se somou a outras 1.484 instituições públicas e privadas de 70 países que se comprometeram com o desinvestimento em combustíveis fósseis. O evento on-line contou com a participação dos presidentes das fundações de filantropia Ford e Ellen MacArthur, além de representantes-sênior do Vaticano e de redes de ativismo climático.


LEIA TAMBÉM:

Programa Brasil Mais do Sebrae entra na 3º fase no Rio

Clássico Amarelinho de volta à ativa

Rio terá maior mapeamento de água e esgoto do País


/