Reviver Centro remove grades da praça Mahatma Gandhi | Diário do Porto


Cidadania

Reviver Centro remove grades da praça Mahatma Gandhi

Grades removidas da Praça Mahatma Gandhi, em ação do projeto Reviver Centro, serão instaladas no Instituto Nise da Silveira, na Zona Norte

16 de junho de 2021

Funcionários da Fundação Parques e Jardins removem grades da Praça Mahatma Gandhi, no Centro (foto: Prefeitura do Rio / Fabio Motta)

Compartilhe essa notícia:


Funcionários da Fundação Parques e Jardins (FPJ) vão concluir a remoção das grades da Praça Mahatma Gandhi, que ficará totalmente aberta, liberada para pedestres. O objetivo é integrar o espaço com a Praça Marechal Floriano (Cinelândia), convidando a população a usufruir do local. Esta é mais uma fase do projeto Reviver Centro, com ações de revitalização urbana.

“Queremos devolver a cidade aos cariocas. A retirada das grades da Mahatma Gandhi representa exatamente isso: a importância de revitalizar as áreas, transformando esses locais em espaços públicos de qualidade para que a população volte a se conectar com a cidade”, destaca o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale.

De acordo com o diretor de planejamento e obras da FPJ, Sávio Machado, as grades funcionavam como uma barreira, um obstáculo em uma praça, que tem a função de integrar e acolher. “A retirada é fundamental para esse processo de revitalização do Centro, permitindo que o local volte a ser esse elemento estruturador do espaço urbano, devolvendo o acolhimento e estimulando essa interligação com as outras áreas do entorno”, observou.


LEIA TAMBÉM:

Sesc RJ na Estrada mostra belezas do berço de Nova Iguaçu

‘Não somos cobaias’, reage Paquetá a Carnaval fora de época

Inea e Marinha vão proteger a Baía de Ilha Grande


Reviver Centro intensifica iluminação pública

Além da retirada do gradil, a praça está recebendo um mutirão se serviços da Comlurb e Rioluz, e apoio no ordenamento público por parte da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal. A revitalização da praça acontecerá em várias etapas. A Rioluz irá fazer a modernização de mais de 70 pontos de iluminação pública no entorno do local.

A companhia também promete recuperar, limpar e pintar os postes da região. Já a Comlurb está realizando serviços de varrição, remoção de resíduos, capinagem, limpeza de ralos e lavagem hidráulica com água de reuso. Será feita ainda a retirada de pichações. A ação também conta com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Conservação e da Subprefeitura do Centro.

Reaproveitamento do gradil

O gradil da Praça Mahatma Gandhi não será descartado e será reaproveitado em outra ação que a prefeitura deverá fazer no Instituto Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, Zona Norte. Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, esta foi a forma encontrada para dar utilidade ao material, amplificando os benefícios da intervenção urbana.

As ações integram o projeto Reviver Centro, concebido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, que tem por objetivo revitalizar o Centro do Rio. Além de uma melhor gestão do espaço e equipamentos públicos, há um conjunto de projetos de lei que visam atrair novos moradores para a região.


/