Diário do Porto

Revitaliza Rio entrega obras na Praça Harmonia

Praça da Harmonia revitaliza

Obras na Praça da Harmonia revitalizaram o coreto, com a reforma do telhado e pintura (foto: Divulgação)

A Praça Harmonia, na Gamboa, está de cara nova e revitalizada. As obras do espaço, na região portuária do Rio, fazem parte da iniciativa Revitaliza Rio. O projeto resgata áreas públicas e preserva patrimônios culturais e artísticos da cidade. A praça foi revitalizada com a reposição de saibro, nivelamento do solo e manutenção dos canteiros. Houve também melhorias no coreto, quadra poliesportiva, áreas de convivência e parque infantil.

O Revitaliza Rio é uma iniciativa que tem à frente Lilian Pieroni e Luciana Levacov, da Carioca DNA, e Renata Lima, da Das Lima. A meta é transformar lugares que sofreram com a degradação ao longo dos anos em ambientes de convivência, cultura e lazer, devolvendo à população locais para diversão. “Fizemos o projeto da Praça da Harmonia em parceria com a comunidade, atendendo a demandas antigas de seus frequentadores e moradores da região. O trabalho todo aconteceu sob a orientação dos órgãos municipais responsáveis pela preservação do local”, explica Renata.

O projeto de recuperação paisagística abrangeu o plantio e a reconstituição de canteiros e gramados. O coreto também passou por obras, com a reforma do telhado e pintura. Já a quadra poliesportiva teve o gradil, as traves de futebol, as cestas de basquete e a pintura do piso renovados.


LEIA TAMBÉM:

Atletas da Vela participam da Sailing Week, em Búzios

Miguel Pereira anuncia construção de complexo de Kart

Contradições ameaçam transição energética do Brasil


Nas áreas de convivência, mesas de jogos de tabuleiro foram pintadas e os bancos foram recuperados ou trocados. No parque infantil, os brinquedos quebrados foram substituídos por novos.

“Conversamos algumas vezes com crianças de escolas e ONGs da região, que frequentam a praça, e buscamos entregar um parquinho infantil de acordo com o que elas queriam”, afirma Lilian Pieroni.

Lilian Pieroni, Luciana Levacov e Renata Lima, do Revitaliza Rio (foto: Divulgação)

Os refletores de todos os postes da Praça da Harmonia foram trocados somando 14 painéis de led de 300w, quatro deles no coreto e dez na quadra.

Parque da Cidade

Outro espaço público carioca renovado pelo Revitaliza Rio foi o Parque da Cidade, na Gávea, que abriga também a sede do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. A edificação data de 1809 e tem no acervo obras de artistas como Visconti, Augusto Malta e Marc Ferrez.

As intervenções no parque contemplaram a criação de novas placas de sinalização, que serão instaladas até o dia 16 de junho; a restauração da Piscina Marajoara e da Fonte do Índio, projeto original do artista português Fernando Correa Dias; a higienização das esculturas; e a limpeza e manutenção do piso e dos jardins próximos ao Museu. A reforma dos banheiros, interditados há anos, foi finalizada.

Valorização da história

Além da recuperação desses dois espaços de relevância, o Revitaliza Rio quer garantir que eles sejam compreendidos, valorizados e ocupados efetivamente pelas pessoas. Para isso, a agenda compreende outras atividades como oficinas de paisagismo: na Praça Harmonia foi realizado um plantio com crianças e adolescentes da ONG Gamboa Ação, e no Parque da Cidade foi oferecido um curso de capacitação para moradores.

Conhecer a história da cidade e reconhecer seus marcos também é um importante fator para esse envolvimento – são oferecidas visitas guiadas ao Museu Histórico e ao Parque da Cidade para alunos da rede pública de ensino, e visitas guiadas abertas ao público no circuito da Pequena África, na Gamboa.

O Revitaliza Rio conta com apoio da Prefeitura do Rio por meio das secretarias de Cultura e do Meio Ambiente, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP), do Parques e Jardins, do Inepac, e da Associação de Amigos do Museu Histórico da Cidade, além de um grupo de empresas patrocinadoras.

Novo projeto

O próximo espaço carioca a ser revitalizado é a Praça Paris, na Glória, inaugurada em 1929 e projetada pelo arquiteto e urbanista francês Alfredo Agache. O local possui jardins em estilo francês, semelhantes aos do Palácio de Versailles, na França, com grandes gramados, lago e chafariz, em composição simétrica.

Serão renovados o piso de saibro, o mobiliário e a iluminação. Todas as esculturas passarão por limpeza e será reforçada a manutenção dos jardins. O projeto ainda inclui programa de ocupação do espaço com aulas de ioga, roda de choro e contadores de histórias.

Sair da versão mobile