Retrofit do Hotel Glória anima moradores e comerciantes | Diário do Porto


Infraestrutura

Retrofit do Hotel Glória anima moradores e comerciantes

Patrimônio do Rio de Janeiro, Hotel Glória será restaurado para transformar-se em prédio de apartamentos. Obras começam no segundo semestre de 2022

30 de maio de 2022

Fachada do antigo Hotel Glória, que está em obras para se tornar residencial (Foto: Divulgação/ Opportunity)

Compartilhe essa notícia:


A reforma do Hotel Glória, que vai se transformar em um residencial de alto padrão, ainda nem começou de fato, mas a expectativa anima moradores e comerciantes nas imediações da Praia do Flamengo e da Rua do Russel

O dono do restaurante BistrOgro, Nelson Almeida, acredita que, por ser um prédio de luxo, a infraestrutura no entorno do prédio deve melhorar. “O movimento do centro caiu muito, à noite aqui é bem deserto e escuro. Não podam as árvores aqui da frente há mais de 15 anos. Espero que isso mude com a reforma do hotel”, diz Nelson.

Já o motorista de aplicativo Fábio do Nascimento espera que o fluxo de pessoas no local aumente seus rendimentos. “O bairro é bom e, com o movimento, tudo melhora, a economia no geral. Para a gente que trabalha com viagens, quanto mais gente circulando, melhor.”

O Hotel Glória, primeiro a receber a classificação de cinco estrelas no Brasil, foi comprado pelo Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário em junho de 2020. O fundo quer fazer do prédio centenário um residencial com apartamentos de diversas metragens, piscinas e restaurantes. A vista é para a Marina, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. A projeção de entrega da obra é para 2026.


LEIA TAMBÉM

Largo do Boticário é revitalizado por empresa da França

Quinta da Boa Vista é revitalizada para o Bicentenário

Alerj cria novo Parque Estadual em São Gonçalo


Impactos da reforma do Hotel Glória

Os proprietários de imóveis na Glória estão animados com a possibilidade de valorização de suas propriedades. Segundo o Oportunity, essa valorização faz parte do projeto de revitalização da Glória. Em nota, a assessoria disse que o empreendimento chega para somar ao projeto Dias de Glória, anunciado em março pela Secretaria Municipal de Turismo.

“O objetivo da iniciativa da Prefeitura é reconhecer o potencial turístico do local em 40 endereços e, claro, que o Hotel Glória é um desses ícones. Os esforços dos poderes público e privado são fundamentais para enaltecer a importância da Glória”, disse a assessoria.

Retrofit

Por se tratar de um retrofit, o Glória terá sua fachada recuperada e preservada. “O novo destino residencial terá 266 unidades, além de quatro lojas no térreo. O contemporâneo estará presente sem deixar de lado as características icônicas do hotel, pois queremos preservar a memória deste empreendimento que tem grande relevância para a história do país, já que foi o primeiro cinco estrelas do Brasil”, acrescenta o Opportunity.

A obra deve contribuir para o processo de revitalização da área central da cidade. Com o projeto Reviver Centro, da prefeitura, o mercado imobiliário vendeu no último ano quase duas mil unidades entre Centro e Porto. Grande parte das vendas foi para clientes que estão em bairros menos seguros ou com menos infraestrutura.


/