Resort de Maricá terá melhor escola de hotelaria do mundo | Diário do Porto


Turismo

Resort de Maricá terá melhor escola de hotelaria do mundo

EHL, da Suíça, terá primeiro polo na América Latina em complexo de hotéis cinco estrelas; foco é formar executivos da hotelaria

13 de março de 2023

Universidade vai oferecer cursos de gastronomia, hospitalidade e negócios (foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A cidade de Maricá será sede da primeira universidade certificada pela Escola de Hotelaria de Lausanne (EHL), considerada a melhor do mundo em educação executiva para hospitalidade. A universidade será a primeira na América Latina e ficará no Maraey, complexo turístico e residencial que começará a ser construído.

O empreendimento tem investimentos totais estimados em R$ 11 bilhões, distribuídos entre quatro hotéis cinco estrelas, o primeiro resort temático da marca Rock in Rio, um condomínio residencial de alto padrão, campo de golfe, centro hípico, entre outros.

A Maraey Hospitality University vai oferecer cursos de bacharelado, MBA e profissionalizante nas áreas de gastronomia, hospitalidade e negócios, com o foco de formar executivos para a indústria hoteleira. A consultoria especializada em ensino superior QS classificou a EHL como a melhor universidade do mundo na categoria de Hospitalidade e Gestão de Lazer.


LEIA TAMBÉM:

Lula precisa corrigir o Itamaraty na questão dos vistos

Volta de visto para americanos desagrada Turismo no Brasil

Projeto leva sustentabilidade para as praias do RJ


O complexo e a EHL iniciaram conversas há seis anos, e o grupo responsável pelo empreendimento é o IDB Brasil, controlado por empresas espanholas como a Abacus, de incorporação imobiliária, e a Cetya, de matéria-prima para construção.

A Prefeitura de Maricá também desenvolve, em paralelo, um centro de formação técnica para hotelaria que vai preparar mão de obra para atuar no setor, além de oferecer qualificações como pedreiro e eletricista.

As obras do Maraey começarão nas próximas semanas, após mais de uma década de processos de licenciamento ambiental. O terreno em que o complexo será construído tem o tamanho equivalente a duas Copacabanas, dentro de um área de preservação ambiental de Maricá. Depois de prontos, serão 1.100 quartos que, quanto estiverem em operação, devem gerar 3.500 empregos diretos.

Já a construção da universidade, com prédio exclusivo com capacidade para 700 alunos, deve começar no ano que vem, com inauguração prevista para 6 a 12 meses depois da abertura dos resorts.