Replantando Vida, da Cedae, concorre a prêmio internacional. Vote! | Diário do Porto


Meio Ambiente

Replantando Vida, da Cedae, concorre a prêmio internacional. Vote!

Com o Replantando Vida, que dá trabalho a apenados, Cedae é única brasileira indicada ao Premios Verdes, maior premiação de sustentabilidade das Américas

15 de março de 2022

Replantando Vida, programa da Cedae, representa o Brasil no Premios Verdes (Leo Ripamonti/Cedae)

Compartilhe essa notícia:


A Cedae, empresa fluminense de captação e tratamento de água, é a única instituição brasileira entre as concorrentes ao Premios Verdes, maior premiação de sustentabilidade das Américas. A indicação foi pelo projeto “Reciclagem Florestal do Lodo de Esgoto”, desenvolvido pelo programa socioambiental Replantando Vida. Além da categoria Resíduos, a Cedae disputa o Favorito do Público por meio de votação aberta on-line, até o próximo dia 21. A premiação será em abril em Miami.

O projeto Reciclagem Florestal do Lodo de Esgoto é baseado na utilização do resíduo gerado durante o processo de tratamento de esgotos como substrato para a produção de mudas nativas da Mata Atlântica, usadas em plantios de restauração florestal em todo Estado do Rio de Janeiro.

O Replantando Vida

O programa socioambiental Replantando Vida é o maior empregador de mão de obra prisional do país. Une ações de sustentabilidade e ressocialização de apenados. Desde 2001, mais de 6 mil deles já trabalharam na área ambiental e diversas atividades, como confecção de uniformes e máscaras, jardinagem, obras e reparos. São remunerados e recebem auxílios transporte e alimentação, com benefício de redução de um dia de pena a cada três trabalhados.

O Premios Verdes, feito em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), contou com mais de 2.500 inscrições após chamada aberta em outubro de 2021. Deste total, as 500 melhores iniciativas foram escolhidas.

A categoria “Resíduos” reúne soluções voltadas para tratamento consciente de todos os tipos de resíduos. A Companhia é finalista junto com os trabalhos “Botellas de amor”, da Colômbia, que coleta e transforma restos de plásticos em mobiliário urbano para obras sociais, e o “Reviste”, do Chile, que recicla madeira da construção civil para confecção de revestimentos sustentáveis.

Como votar

Acesse https://premiosverdes.org/favoritodelpublico/ e selecione a iniciativa favorita com base na categoria ou no país de origem. O projeto “Reciclagem Florestal do Lodo de Esgoto” pode ser encontrado pelas seções “Países” (Brasil) ou ”Categorias” (Resíduos). Escolha as três melhores iniciativas e monte o ranking na ferramenta “Mis Votos” – localizada em aba ao lado direito da tela.

Os votos só serão válidos após a seleção de três candidatos diferentes. Por fim, aperte “Enviar”.  Cada pessoa pode votar somente uma vez.

– O voto do público é fundamental para nos ajudar a dar mais visibilidade a esse projeto tão importante para o meio ambiente, que é focado no reaproveitamento de resíduos. Se vencermos, será o primeiro prêmio internacional conquistado pelo Replantando Vida, o que representa não somente uma vitória para a Companhia, mas para o Rio de Janeiro e o Brasil – pontua Alan Abreu, engenheiro florestal da Cedae.

 


/