Feriadão cheio e animado na Região Serrana | Diário do Porto


Turismo

Feriadão cheio e animado na Região Serrana

Rede hoteleira da Região Serrana registra média de ocupação acima dos 80% no Feriadão da Independência. Petrópolis só tem 9% dos quartos livres

2 de setembro de 2021

A Petrópolis do lindo Museu Imperial registra 81% de ocupação em sua rede hoteleira no Feriadão da Independência (Museu Imperial / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Com o avanço da vacinação, a retomada do turismo no estado do Rio de Janeiro vai se consolidando. E o feriadão que começa amanhã promete ser cheio e animado na Região Serrana. Segundo a coluna de Ancelmo Gois em O Globo, a taxa de ocupação da rede hoteleira da Serra ficou com média geral de 81%, A informação é da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ)

A imperial Petrópolis apresentou a maior taxa, com 93%, seguido de Teresópolis, com 91% e Vassouras, com 89%. Com a pandemia, o chamado turismo próximo ganhou força. Os viajantes têm evitado deslocamentos mais longos. Por isso o foco tem sido o chamado turismo próximo, como explica Gustavo Tutuca, secretário de turismo do estado.

“O mercado nacional é o nosso foco neste momento. As restrições sanitárias impostas pela maioria dos países dificulta as viagens internacionais. Por isso, todo o trabalho da Setur-RJ tem sido pensado nos visitantes nacionais, especialmente os moradores do Rio de Janeiro e de estados vizinhos. É a hora do Estado do Rio mostrar que está pronto a atender os desejos desse público ávido por viagens e novas experiências”.


LEIA TAMBÉM:

Museu Nacional terá reabertura parcial em 2022

Alerj aprova Programa Rio Sem LGBTQIA+fobia

Uma Cidade da Cerveja no Porto Maravilha


Rio também vai bombar

O Rio também deve receber um bom número de turistas durante o feriado da Independência. Segundo pesquisa do Hotéis Rio – Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro -, a ocupação hoteleira, até o momento, está em 75,4%. Os bairros com maior procura são Ipanema/Leblon, que registram 92% dos quartos reservados, seguido por Flamengo/Botafogo, 85% e Leme/Copacabana, 84%.

As três maiores companhias aéreas do País anunciaram aumento de voos para a cidade em setembro. Líder no ranking de novas frequências, a GOL terá 216 decolagens programadas para o estado durante o mês. Boa parte delas concentrada de sexta até a próxima quarta-feira.

O turismo é setor estratégico para a retomada econômica do estado. Praticamente todos os equipamentos turísticos do Rio já estão liberados para a visitação. A ordem é seguir os protocolos sanitários, respeitando o distanciamento e abusando do álcool gel. Algumas atrações têm limitação de capacidade de público e só trabalham com reservas. O ideal é se informar antes para garantir um passeio divertido e sem contratempos.


/